A raça Cocker é, sem dúvidas, muito carinhosa. Ela adora ficar bem próxima de seu tutor. Cheio de alegria, é um animal que adora brincar e, muitas vezes, acaba com os pelos embolados ou sujos. Para facilitar o dia a dia, os tipos de tosa para Cocker podem fazer toda a diferença!
Manter a pelagem do cachorro aparada e em dia é importante para o seu bem-estar, pois evita o acúmulo de sujeira, nós, mau cheiro, queda de pelo e até mesmo problemas na pele. Entretanto, é importante conhecer os tipos de tosa para Cocker ideais para a rotina e hábitos da família. Confira mais a seguir!
Por se tratar de um pet de pelo longo, a importância da tosa da raça Cocker segue a mesma linha de pensamento quando comparamos a renovação dos cabelos dos seres humanos. Os pelos crescem e envelhecem, e precisam ser aparados para ganhar força e vitalidade.
Além disso, de acordo com o tipo de tosa para Cocker, tirar o excesso de pelo facilita a higienização. Além de contribuir para a qualidade de vida do pet, esse também é um cuidado com a família, uma vez que os animais de estimação podem ter o costume de dormir junto aos tutores ou ter acesso à cama, ao sofá, etc.
Aparar os pelos deve ser um cuidado regular na vida do peludo. Um cachorro com os pelos embaraçados e com nós pode apresentar dermatites, coceiras e predisposição a infecções bacterianas e fúngicas. Outro benefício da tosa é aparar os pelos próximos aos coxins, evitando que o pet deslize em pisos escorregadios.
A tosa para Cocker Spaniel também pode ser indicada quando o animal apresenta algum tipo de problema na pele, que requer o uso de um shampoo terapêutico ou cremes e pomadas, pois facilita a aplicação. Além disso, é um procedimento que deixa o cãozinho com a aparência muito fofa!
Existem tosas que podem ser utilizadas em todas as raças de cachorro, como a tosa higiênica e outras específicas da raça. Um tipo de tosa para Cocker é a que utiliza a técnica pulling (“puxando”, em inglês).
O pulling é uma tosa para Cocker que não utiliza máquinas e lâminas nem tesoura. Retira-se o excesso de pelo (mais especificamente o subpelo) com as mãos, dedeiras ou com pentes específicos.
No caso, mesmo que o pelo seja arrancado, não causa nenhuma dor ou incômodo, e o pelo sai facilmente. O intuito dessa técnica é retirar o excesso de pelo, diminuindo volume, queda excessiva e, ao mesmo tempo, mantendo o padrão de pelagem da raça.
Se o tutor prefere praticidade nos cuidados diários, uma opção de tosa de Cocker Spaniel é a tosa pet, que consiste em deixar os pelos de todo o corpo em tamanho uniforme, exceto nas franjas.
Esse tipo de tosa pode ser feita na tesoura ou na máquina de tosa, e é possível escolher o comprimento dos pelos, desde os mais baixos ou um pouco mais compridos.
Como o próprio nome diz, a tosa higiênica é um tipo de tosa para Cocker (e para outras raças também) nas regiões do corpo que necessitam mais atenção quanto à limpeza.
Utilizando máquina ou tesoura, os pelos ao redor do ânus, genitais, barriga e coxins são tosados. Isso evita que urina, fezes e outras sujidades fiquem grudados nos pelos e mantém o pet limpo por mais tempo.
A frequência necessária varia de acordo com os exemplos de tosa para Cocker Spaniel escolhidos. Porém, sempre que o tutor notar necessidade, ela pode ser realizada novamente.
De maneira geral, para o Cocker Spaniel Inglês, a tosa é indicada a cada 45 dias. Já o Cocker Spaniel Americano pode necessitar de intervalos menores, pois seu pelo cresce mais rápido.
Além da tosa, a pelagem do Cocker requer cuidados constantes. Por terem os pelos de médios a longos, eles podem embaraçar, retendo os pelos mortos. A escovação deve ser constante, realizada pelo menos duas vezes na semana.
Se o tutor mantém os pelos longos como padrão, a escovação deve ser diária. Quanto aos banhos, é importante seguir as orientações do médico-veterinário. Porém, se o pet não apresenta nenhum problema de pele, podem ser realizados quinzenalmente, com um shampoo de qualidade.
Uma dúvida muito comum é se os pelos que crescem dentro dos ouvidos podem ser arrancados, e o ideal é que eles permaneçam. Os pelos exercem a função de proteção do conduto auditivo, então, caso sejam arrancados, além de causarem dor, podem “encravar”, causando danos à saúde do pet.
Caso os pelos sejam muito compridos e dificultem a higienização ou aplicação de produtos ou medicamentos nos ouvidos, a indicação é aparar com a tesoura, deixando-os mais baixos.
Já escolheu o tipo de tosa para Cocker que mais combina com o seu pet? Então, não deixe de conferir outros assuntos no blog da Petz a respeito do seu pet!
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…
Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…
Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…
A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…