Por Alexandre Rossi – Dr Pet
Hoje em dia a nossa vida é muito corrida… A gente até quer ter tempo para dedicar à educação do pet. Mas, muitas vezes não conseguimos e isso gera muita frustração.
A boa notícia é que educar seu pet não precisa ser mais uma “tarefa chata” e existem algumas maneiras de ajudar a educar sem tomar muito tempo do seu dia. Vou dar algumas dicas a seguir!
Entender a cabeça do cachorro
A primeira chave para o sucesso é entender a mente do seu cãozinho. Quando compreendemos como eles aprendem e pensam, podemos treiná-los de forma mais eficaz e definitiva, economizando tempo.
É importante perceber que muitas vezes é o nosso próprio comportamento que influencia o do cão. Em certas situações, sem perceber, nós encorajamos comportamentos indesejados.
Exemplos:
Integrar os treinos ao dia a dia
O maior segredo pra quem não tem tempo é aproveitar os momentos que já fazem parte da rotina para ir treinando e ensinando o pet a forma adequada de se comportar.
Dessa forma, além de você não precisar disponibilizar um tempo só pro treino, você ainda treina o seu cãozinho na situação que ele mais precisa aprender a se comportar.
Exemplos:
Além disso, comece a recompense momentos em que o pet acerta naturalmente no dia a dia, como quando rói um brinquedo quietinho.
Facilitar os acertos
Outras pequenas mudanças podem causar grandes impactos no treinamento do seu pet:
Ajuda extra
Se as coisas parecerem difíceis demais, contar com a ajuda de um profissional especializado, pode organizar os treinos e resolver os problemas principais. Além de ser um ótimo apoio emocional. Eu recomendo os educadores da minha equipe, Cão Cidadão.
Ensinar o seu pet a se comportar adequadamente não precisa ser uma tarefa impossível ou que demande um tempo que você não tem. Lembre-se, pequenos gestos e entender um pouco de comportamento canino já vão fazer toda a diferença!
__________________________________________________________________________
Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal, zootecnista e médico-veterinário. Junto de seus pets, Estopinha, Barthô e a gatinha Miah, ele é a maior referência no assunto do Brasil, divulgando seu conhecimento em estudos científicos, cursos on-line, programas de TV e redes sociais.
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…