Animais Silvestres

Você sabe dizer se a tartaruga é réptil?

Você já se perguntou se a tartaruga é réptil? Muitas pessoas podem se confundir e achar que ela é um anfíbio, já que essa grande nadadora vive a maior parte da vida na água. Então, com certeza, causa certa confusão quanto à classificação.

Ao elaborar este texto, pensamos em como podemos te ajudar a tirar essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura para descobrir se a tartaruga é réptil!

Diferença entre réptil e anfíbio

Em termos científicos, a diferença entre os répteis e os anfíbios está no processo evolutivo. Os répteis evoluíram dos anfíbios, então é compreensível a confusão entre os animais dessas classes.

Características dos anfíbios

Os anfíbios são animais de pele fina, que precisa estar sempre úmida, com ausência de pelos ou escamas. Eles passam uma parte da vida de forma aquática e outra de forma terrestre, mas muito próxima da água para manter a pele úmida.

A respiração é branquial na fase larval, cutânea e pulmonar nos adultos. Eles são carnívoros. Só se reproduzem em ambiente aquático. A fecundação é externa. Os ovos não possuem casca rígida, por isso desidratam se não estão na água.

Características dos répteis

Os répteis são animais de corpo impermeável e pele com escamas e/ou placas ósseas. Podem viver em ambiente terrestre ou aquático. A fecundação é interna, mas a reprodução é terrestre. A respiração é pulmonar. Os ovos possuem casca rígida. Os filhotes não sofrem metamorfoses.

Então, que tipo de animal é a tartaruga?

Com as características descritas acima, é possível afirmar que a tartaruga é réptil! Ela pertence à classe Reptilia e à ordem Chelonia (ou Testudine), por isso também é chamada de quelônio.

A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes. O cágado e o jabuti pertencem à mesma ordem. Embora também sejam répteis e chamados de “tartaruga”, são de outra família.

Qual é a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

Eles são animais com muitas semelhanças, por isso são facilmente confundidos. Porém, isso não quer dizer que devam ser tratados de forma parecida.

  • Cágado: vive exclusivamente na água doce. Ele possui o casco mais achatado que a tartaruga. As patas possuem dedos com membranas para auxiliar no nado. Tem o pescoço muito comprido. Para colocar a cabeça no casco, dobra o pescoço lateralmente. É carnívoro;
  • Jabuti: vive exclusivamente em ambiente terrestre. O casco é mais grosso que o do cágado. Possui patas grossas, sem dedos, mas com unhas para se mover melhor na terra. É preferencialmente herbívoro, mas come pequenos animais como fonte de proteína;
  • Tartaruga: aquática, pode viver tanto em água doce quanto salgada. Tem patas em forma de nadadeiras, sem unhas. É onívora, embora se alimente preferencialmente de pequenos peixes, moluscos e crustáceos.

Curiosidades sobre a tartaruga

A tartaruga-marinha vive em todos os oceanos, exceto nas regiões polares, como o Canadá, os países nórdicos e toda a Antártida. Os jabutis estão em todos os continentes, especialmente nos países tropicais, como o Brasil.

A longevidade da tartaruga-marinha

A tartaruga-marinha é a maior entre as várias que existem, vivendo cerca de 100 anos. A tartaruga-gigante pode ultrapassar os 100 anos. Alguns estudiosos atribuem a longevidade ao metabolismo lento.

Nem todas as tartarugas possuem casco duro

A tartaruga-de-couro leva esse nome por possuir uma pele rígida, que se assemelha a um couro, não tão duro quanto o casco da tartaruga-marinha comum ou de um jabuti. Ela é uma das maiores espécies, chegando a pesar 700 kg.

Não tem dentes, nem orelhas

A tartaruga não tem dentes, nem orelhas, mas possui um sistema auditivo e se comunica por meio de sons. O ouvido é protegido por uma membrana arredondada e de cor perolada. Agora que você já sabe que a tartaruga é réptil, conheça o Projeto Tamar.

Projeto Tamar e ameaças às tartarugas

Pelo fato de muitas espécies de tartarugas desovarem em praias tropicais, elas estão sujeitas à intervenção humana e podem ser extintas se não forem devidamente protegidas.

Por isso, a Fundação Projeto Tamar de Tartarugas Marinhas foi criada pelo IBAMA nos anos 1980. Ela atua nas praias brasileiras, onde diversas espécies são encontradas no período de desova, ou seja, quando saem da água e colocam os ovos na areia.

A reprodução da tartaruga

Por mais que a tartaruga possa botar vários ovos em uma única reprodução, nem todos os filhotes alcançam a água. O Projeto Tamar retira esses ovos da areia e o chocam em incubadoras. Quando os filhotes nascem, são soltos na água.

Com isso, ocorre aumento no sucesso reprodutivo das espécies de tartarugas-marinhas que desovam no litoral, garantindo que esses animais não entrem em extinção.

Agora, você já sabe que a tartaruga é réptil. Gostaria de ter uma como animal de estimação? Então, visite uma das lojas da Petz para conhecer nossos produtos para a manutenção da sua tartaruga de estimação, como ração e terrário. Não deixe de conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago