Muita gente sabe que o elefante é o maior animal terrestre do mundo, seguido não tão de perto pelo rinoceronte e pelo hipopótamo, já que há uma boa diferença entre eles. Porém, você já se perguntou quanto pesa um elefante?
Já teve curiosidade em saber como é possível que ele seja tão grande alimentando-se apenas de vegetais? Se você é mais escatológico, já quis saber como é a evacuação desse animal?
Se sim, então, você veio ao lugar certo! A seguir, confira as respostas para essas e outras perguntas acerca desses gigantes fascinantes que são os elefantes.
Antes de respondermos a essa pergunta, vale destacar que, ao contrário do que muito se ouve por aí, há três espécies de elefantes reconhecidas, em vez de apenas duas:
Enquanto os dois primeiros habitam a região da África-subsaariana, o último pode ser encontrado no Sul e no Sudeste da Ásia, em países como Índia, Nepal e Sumatra.
A média de tamanho e peso do elefante varia de acordo com a espécie. O elefante-da-savana, popularmente conhecido como elefante africano, é o maior de todos. Os machos da espécie podem ter quatro metros de altura e pesar mais de sete toneladas.
Já o tamanho e o peso dos elefantes asiáticos machos varia entre 2,6 e 3 metros de altura, enquanto peso pode ultrapassar 6 toneladas. O elefante-da-floresta, também do continente africano, é o menor de todos: a altura costuma oscilar entre 1,85 e 2,4 metros, ao passo que o peso varia de 2 a 2,5 toneladas.
Em todos os casos, as fêmeas são consideravelmente menores que os machos, embora ainda sejam bem grandes na comparação com outras espécies e despertem a curiosidade de “quanto pesa um elefante”.
Independentemente da espécie, o elefante é um animal herbívoro, o que significa que a dieta dele contém apenas alimentos de origem vegetal. Pensando nisso, muita gente já se perguntou como é possível que ele seja tão grande e aparentemente tão gordo.
Na verdade, o elefante não é nada gordo no sentido técnico do termo. Ao contrário: como animal que não precisa de um isolante térmico para se proteger do frio, tampouco de uma reserva de energia para hibernarem, ele acumula pouca gordura, que fica concentrada nas regiões da cabeça e do quadril.
São três os fatores principais que justificam quanto pesa um elefante:
O último ponto justifica-se pelo fato do elefante contar com órgãos internos grandes em comparação proporcional com outros mamíferos terrestres, em especial, no que diz respeito aos órgãos do sistema digestivo.
Além de não acumular gorduras extras, o elefante é muito mais atlético do que muita gente pensa ao olhar para ele. Em média, um elefante caminha cerca de 25 km por dia, embora possa percorrer até 195 km no mesmo período em certas situações!
Além disso, ele corre em uma velocidade média de até 40 km/h. Para ter uma ideia do que isso significa, considere que a velocidade máxima atingida por Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, foi 44 km/h nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
Agora que você sabe quanto que pesa um elefante, é natural se perguntar sobre a alimentação dele. O elefante consome e acumula pouca gordura, mas isso não quer dizer que ele coma pouco.
Na verdade, uma vez que cerca de 40% dos alimentos não são digeridos, ele precisa comer muito: em média, um elefante consome de 4 a 7% do peso corporal em alimentos, entre gramíneas, hortaliças, frutas e raízes.
Considerando um elefante de 5 toneladas, isso dá 200 kg de alimento por dia! Não à toa, um elefante passa, em média, 16 horas diárias se alimentando.
Já viu onde isso vai dar, não é mesmo? Assim como come muito, o elefante também produz um grande volume de fezes. Em média, são 150 kg por dia. Mas se engana quem pensa que elas não têm uma utilidade!
Justamente por serem tão ricas em fibras não digeridas, elas servem de alimento para outras espécies, como o besouro sugestivamente conhecido como rola-bosta ou algumas espécies de macaco.
Agora que você matou a sua curiosidade sobre quanto pesa um elefante, que tal conferir outras curiosidades sobre esse gigante tão simpático?
Gostou de saber quanto pesa um elefante? Então, para conferir mais curiosidades como esta, acompanhe o Blog da Petz! Aproveite para comentar fatos curiosos sobre animais que você conhece ou até esclarecer alguma dúvida.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…