Você já parou para pensar qual o animal mais velho do mundo? Sim? Então, essa é a sua oportunidade de conhecer mais sobre um ser vivo que está na Terra há mais anos que seus avós ou, quem sabe, os seus tataravós. Uma ideia interessante, não é mesmo?
Mesmo que, para alguns, o sinônimo de velhice seja 80 ou 90 anos, essa não é a realidade para o reino animal. Na verdade, o animal mais antigo do mundo tem mais que o dobro disso.
Já se imaginou vivendo todos esses anos? Com certeza, não faltariam histórias para contar ou nostalgia para lembrar de como era o mundo há quase dois séculos. A seguir, iremos te apresentar a esse ancião que ainda anda por aí e te convida a conhecer os animais mais antigos do mundo. Leia e entenda!
Você já ouviu falar nas esponjas-de-vidro? Mesmo que o seu nome não seja muito conhecido, esse é um animal famoso entre os estudiosos, e o motivo é muito simples: ela consegue viver de 5 mil a 18 mil anos.
Não dá nem para imaginar viver tudo isso, não é mesmo? Por isso, essa espécie ganha de lavada o título de animal mais velho do mundo. Mas não é só por isso que ela se destaca!
Essa espécie de esponja-do-mar tem uma estrutura esquelética com a esponja na sua parte superior, que lembra uma lâmpada no chão, iluminando tudo à sua volta.
Se você quiser descobrir qual o animal mais velho do mundo, saiba que os tubarões também entram nessa lista — mais especificamente, o tubarão-da-Groenlândia. Inclusive, ele fica em segundo lugar, perdendo só para a esponja-de-vidro.
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos? Porém, existe uma margem de erro de 125 anos.
Em terceiro lugar está o Quahog-do-oceano. Esse é um tipo de molusco que gosta de viver tranquilamente nas águas geladas dos oceanos por mais de 200 anos. Porém, já foi encontrado um desses bichinhos com 507 anos.
Mas como foi possível determinar essa idade? Na verdade, é bem simples! Isso porque as linhas em sua concha — algumas extremamente finas — entregam os seus anos de vida.
Temos também um “peso pesado” nesta lista! A baleia-da-Groenlândia é a única que vive no Ártico durante o ano todo e inclusive, capaz de viver por mais de dois séculos em plena saúde.
Essa é uma descoberta muito interessante entre os pesquisadores, já que foi algo inesperado. Afinal, foi só depois de analisar a ponta de um arpão de pedra de gordura que os pesquisadores tiveram a certeza dessa afirmação.
Em quinto lugar estão os lindos peixes coloridos conhecidos como sebastes. Eles possuem a perspectiva de vida entre 100 e 200 anos, porém, geralmente, não conseguem chegar a essa idade, por serem uma especiaria culinária.
Além disso, eles são difíceis de serem encontrados, já que só passam pelo período de reprodução aos 25 anos de idade. Assim, se tornam muito vulneráveis à pesca predatória.
O ouriço-do-mar-vermelho é mais um habitante das águas que pode ser chamado de ancião. Afinal de contas, ele pode chegar até os incríveis 200 anos. Inclusive, mesmo com o envelhecimento, ele não para de se reproduzir, ajudando a repovoar os mares.
É comum que os ouriços-do-mar não cheguem a essa idade, já que podem ser comidos por outros predadores, pescados ou até mesmo sofrerem de uma doença específica. Assim, raramente envelhecem de fato.
Agora que já falamos sobre os anciões do mundo, você sabe qual o animal mais velho do mundo? Talvez não fique surpreso que esse título, hoje em dia, vai para uma tartaruga-gigante-de-aldabra, que em 2022 completa 190 anos.
A tartaruga mais velha do mundo é chamada de Jonathan e já detém o seu lugar no livro dos recordes, o “Guinness”. Afinal, esse é um animal que já “presenciou” a Revolução Russa e a passagem de mais de 39 presidentes norte-americanos no poder.
Historiadores acreditam que a tartaruga das Seychelles — arquipélago em que nasceu e vive até hoje — nasceu no ano de 1832, cerca de três anos antes do cientista mundialmente famoso, Charles Darwin, chegar em Galápagos para conhecer as tartarugas-gigantes.
Esse é um feito impressionante, já que essa é uma espécie que vive cerca de 150 anos, e Jonathan já ultrapassa 40 anos da sua expectativa de vida. Muito interessante, não é mesmo?
Porém, nem tudo são flores. Isso porque, por conta da sua idade avançada, a tartaruga enfrenta alguns problemas de saúde, como catarata e ausência de olfato. Por outro lado, ainda vive uma com seus companheiros, Emma e Fred.
Gostou de descobrir qual o animal mais velho do mundo? Se você é um amante de animais e tem os seus companheiros em casa, saiba que no site da Petz você encontra vários artigos para deixar a vida do seu pet ainda mais confortável. Acesse e confira.v
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…