Você sabia que existem peixes-voadores? Estes bichinhos especiais fazem parte de uma família chamada Exocoetidae. Eles são encontrados em águas mornas e têm capacidade de planar no ar por longas distâncias.
Se você ficou curioso sobre esse tipo de peixe e quer saber mais sobre o assunto, continue por aqui porque preparamos um conteúdo incrível. Você vai entender o que é um peixe-voador e porque ele voa, assim como quais são as características e as espécies existentes. Confira!
O peixe-voador é um animal com corpo fino e porte pequeno. Ele atinge, no máximo, 45 centímetros. A família Exocoetidae reúne mais de 40 espécies, entre carnívoros e herbívoros. Mas eles realmente voam?
Todos voam, mas não pense que eles fazem isso de maneira parecida com aves. Na realidade, esses peixinhos dão grandes saltos, percorrendo até 180 metros de uma vez com a ajuda das nadadeiras. Eles podem fazer isso múltiplas vezes, percorrendo distâncias ainda maiores.
Você deve estar se perguntando porque esses peixes voam, não é? Bom, cientistas acreditam que eles fazem isso para fugir de predadores. Ao serem perseguidos, eles começam a ganhar velocidade, ainda por baixo da água, nadando para cima.
Quando chegam à superfície, esses peixinhos abrem as nadadeiras, batendo frequentemente a cauda na água. Isso dá o impulso necessário para saltar. Já no ar, eles batem as barbatanas para planar por cima da água.
Os peixes podem chegar a uma altura de até um metro! No entanto, são passeios rápidos. Cada impulso pode durar de 2 a 15 segundos. Afinal, eles não possuem a capacidade de respirar fora d’água. Então, caso você veja um peixe voando por aí, preste bem atenção para não perder esse fenômeno curioso!
Agora que você já sabe que realmente existe peixe-voador, é hora de entender quais são as características desse animalzinho tão especial. Já vimos que se trata de um peixe pequeno e fino. As menores espécies possuem cerca de 20 centímetros, enquanto as maiores podem chegar a 45 centímetros de comprimento.
As espécies podem ter de duas a quatro às “asas” no corpo, que, na verdade, são barbatanas bem desenvolvidas. Graças a essas nadadeiras, eles conseguem atingir uma velocidade de até 56 km/h por cima da superfície. Incrível, não?
Os peixes-voadores podem ser encontrados em águas marinhas de regiões subtropicais e tropicais. Esses ambientes são caracterizados por terem águas mornas e quentes.
Como falamos anteriormente, existem mais de 40 espécies de peixes da família Exocoetidae, que possuem características parecidas. A seguir, listamos alguns dos tipos de peixes-voadores para você conhecer. Vem conferir!
Um dos tipos de peixes-voadores mais comuns é o peixe-voador tropical. Ele pode ser encontrado em todos os oceanos do mundo e é caracterizado por possuir coloração azulada, com a parte de baixo em tons prateados.
Esse peixe é um dos que possuem duas barbatanas e têm um porte menor, medindo cerca de 25 centímetros de comprimento. As regiões em que ele pode ser encontrado com maior frequência são: Costa Rica, Cuba, Flórida, Nicarágua e Venezuela.
O peixe-voador bonito nada (e voa) por toda a região que vai do México ao Equador. Ele é um pouco maior que o tropical, com 30 centímetros de comprimento. Possui duas barbatanas peitorais, caracterizadas por manchas pretas.
Assim como os outros peixes nadadores, ele possui coloração azul e prateada, com a parte dorsal mais escura que a ventral. A cauda é bifurcada, ou seja, dividida em duas.
Já o peixe-voador-holandês é caracterizado pelo queixo mais longo, com dois “dentes”, que o ajudam a se alimentar de outros peixes menores. O comprimento é de 40 centímetros, e ele possui quatro barbatanas (ou asas).
Pode ser encontrado nas águas do Oceano Atlântico. Inclusive, é possível vê-lo na região do arquipélago de São Paulo e São Pedro, no estado de Pernambuco.
O peixe-voador de asas pretas possui 20 centímetros de comprimento, com coloração azulada e prateada. Ele possui quatro asas bem desenvolvidas com manchas pretas (daí a origem do nome).
O restante do corpo possui uma coloração azul fluorescente e prateada. Apesar de estar entre os peixes exóticos voadores, ele não possui tanto interesse comercial como as outras espécies da família.
Com uma coloração um pouco mais clara que a dos peixinhos citados anteriormente, o peixe-voador com cabeça pontiaguda tem um corpo acinzentado. O comprimento é de cerca de 25 centímetros.
Ele é mais um dos peixes que voam com quatro barbatanas bem desenvolvidas, encontrado nas águas do Pacífico e da África Oriental. O bichinho recebe esse nome por ter uma cabeça bem estreita.
O que achou de descobrir mais sobre os peixes-voadores que existem no nosso mundo? É claro que há várias outras espécies, com particularidades especiais e únicas. Para continuar por dentro do universo dos peixinhos e de outros animais, é só ficar ligado no Blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…