Para terem uma nutrição completa, os papagaios precisam de uma dieta variada. Além de alimentos extrusados, formulados para a espécie, é importante oferecer frutas, verduras e legumes. Pensando nisso, será que o pet pode comer todos os alimentos? Você sabe se papagaio pode comer laranja, por exemplo?
Muitos tutores acreditam que as frutas não oferecem riscos para os pets, afinal, são alimentos considerados saudáveis pelos humanos. Porém, será que papagaio pode comer laranja mesmo? Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!
Segundo Rafael Pires Barbosa, coordenador técnico da área de animais silvestres da Petz, não faz mal dar laranja para papagaio. Isso, claro, desde que o tutor não exagere na quantidade e intercale as frutas para papagaio com outros alimentos.
Um dos motivos para controlar a ingestão da laranja pelo papagaio é a acidez natural da fruta, que pode causar irritações. Outro risco associado ao excesso é o ganho de peso, que contribui para problemas como estresse respiratório.
Nesse sentido, lembre-se de que aves em ambiente restrito gastam muito menos energia que animais em vida livre. Sendo assim, o valor calórico da alimentação de papagaio em gaiola também deve ser menor.
Um dos benefícios mais importantes dos vegetais para a saúde dos papagaios é o aporte de micronutrientes, com destaque para as vitaminas.
Essenciais para diversas funções do organismo das aves, essas substâncias não são sintetizadas pelo corpo delas, sendo obtidas por meio da alimentação (ou da suplementação).
A laranja é famosa por conter uma alta concentração de vitamina C. Também chamada de ácido ascórbico, a substância tem um importante papel antioxidante, combatendo os radicais livres que favorecem o envelhecimento celular precoce. Portanto, agora você já sabe o que papagaio pode comer e os benefícios da fruta.
A regra vale para todos os alimentos que papagaio pode comer: antes de oferecê-los, é importante higienizá-los, a fim de diminuir o risco de contaminações. Considerando que os psitacídeos adoram bicar e descascar as coisas, servir a fruta com casca e tudo pode promover o enriquecimento ambiental.
Após o fornecimento, não deixe a laranja ou qualquer outro alimento fresco disponível dentro da gaiola. Além de oxidarem, os restos de comida podem atrair insetos para o ambiente, como as indesejadas moscas. Agora você já sabe que papagaio pode comer laranja e todos os cuidados essenciais com o alimento.
Além de frutas, verduras e legumes oferecidos de maneira intercalada, algumas vezes na semana, a comida para papagaio deve ser composta por alimentos extrusados, formulados especificamente para cada espécie.
O processo de extrusão aumenta a durabilidade do produto, facilitando o manuseio no dia a dia. Isso também assegura a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula de alimento, evitando que o animal selecione apenas aqueles de que mais gosta.
Já o mix de sementes é muito rico em gorduras, mas pobre em nutrientes. Portanto, o ideal é que seja utilizado somente como petisco. Como alimentação de base, ele não garante a nutrição e contribui para problemas de saúde, como hepatopatia, osteopatia e obesidade.
Lembrando que o estímulo a atividades físicas também é fundamental para o bem-estar físico e emocional da ave. Sendo assim, proporcione uma gaiola espaçosa e a oportunidade dela exercer comportamentos naturais, como bicar brinquedos de madeira, pendurar-se em poleiros, entre outros.
Gostou de saber se papagaio pode comer laranja e sobre benefícios do alimento para o animalzinho? Então, confira outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz e fique por dentro de todas as dicas para seu bichinho de estimação ter uma alimentação saudável!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…