Ainda que nem sempre (como lembram veganos e vegetarianos), muita gente associa a proteína aos alimentos de origem animal. Assim, é comum que, preocupados com a nutrição da ave, muitos tutores perguntem se papagaio pode comer carne.
Diversos alimentos de origem vegetal, como brócolis e algumas sementes, são boas fontes do macronutriente. Além disso, rações específicas para papagaio ajudam a assegurar o aporte nutricional adequado ao bom funcionamento do organismo da espécie. A seguir, explicamos se papagaio pode comer carne.
A fisiologia digestiva de cada espécie é resultado de adaptações ocorridas ao longo de milhões de anos em complexa relação com o habitat. Ainda que os papagaios sejam onívoros, o organismo deles não é tão apto a digerir a carne.
Na natureza, os papagaios são presas, não predadores. Portanto, o consumo desse alimento pode trazer diversos prejuízos para a saúde de seu companheiro.
A resposta para esta pergunta é menos precisa do que muitos imaginam. Isso porque, em vida livre, as aves não têm uma alimentação tão regrada. A alimentação de papagaio varia de acordo com os recursos alimentares que ele encontra no habitat.
No entanto, conforme explica Rafael Pires Barbosa, coordenador técnico da área de animais silvestres da Petz, de maneira geral, a comida para papagaio são frutos, folhas, sementes e casca de árvores, ou seja, quase exclusivamente alimentos de origem vegetal.
Saber o que os papagaios comem em vida livre não implica tentar reproduzir essa mesma alimentação em casa por diversos motivos. Em primeiro lugar, o nível de atividade de um papagaio em vida livre não é o mesmo de um pet que vive em ambiente doméstico.
O papagaio que vive em um ambiente doméstico têm menos oportunidades para voar. Sem a necessidade de buscar alimentos, os papagaios que vivem conosco gastam muito menos energia. Logo, é preciso um aporte menor de calorias por dia.
Em segundo lugar, a dieta em vida livre nem sempre é um modelo — ao contrário! Em casa, é possível garantir uma alimentação muito mais regrada e balanceada. Nesse sentido, basta pensar nas dificuldades enfrentadas pelos animais ao tentar buscar alimentos em uma área desmatada, por exemplo.
Por isso, não é à toa que papagaios criados em cativeiro, em condições apropriadas, tendem a viver mais que os de vida livre.
De acordo com Rafael, o que papagaio pode comer varia. Porém, é importante contar com ração específica para papagaios, formulada de acordo com as necessidades da ave em ambiente restrito, além de frutas, verduras e legumes. O famoso mix de sementes não é recomendado como base da alimentação, sendo servido apenas esporadicamente, como petisco.
Confira as melhores opções de alimento extrusado para papagaio na loja virtual da Petz! Lembrando que frutas e verduras são muito importantes para a nutrição. Gostou de saber se papagaio pode comer carne? Então, confira outros conteúdos como este no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…