Afinal, você sabe o que são ovinos? A família que forma esse grupo de animais é composta por ovelhas, carneiros e cordeiros, bichos que vivem melhor em regiões frias e são identificados facilmente pela lã característica. Antes de mais nada, saiba que carneiro é o animal adulto e o cordeiro, o animal jovem.
Entenda o que são ovinos (gênero Ovis), quais as semelhanças e divergências entre eles e os caprinos (gênero Capra), e como gostam de viver. Saiba também sobre alimentação, comportamento e outras questões interessantes desses bichos.
Os caprinos, ovinos, cabras, bodes, ovelhas e carneiros fazem parte da mesma família, a Bovidae, à qual pertencem também outros animais mamíferos, como vacas, bois, bisontes e antílopes. Alguns aspectos que aproximam esses bichos são os quatro compartimentos do estômago: omaso, abomaso, rúmen e retículo, sendo classificados como ruminantes ou poligástricos.
Para aprender o que são ovinos, é importante entender as diferenças entre as variadas denominações deles e dos caprinos. Uma delas é que a nomenclatura muda conforme o sexo — no caso do ovino, carneiros são machos e ovelhas são fêmeas.
No caso dos caprinos, os bodes são machos e as cabras, fêmeas. Já o filhote é chamado de cabrito. Apesar de terem semelhanças com os ovinos, como serem ruminantes, herbívoros, da mesma família e com os mesmos compartimentos do estômago, há algumas diferenças importantes entre eles.
Segundo o Manual de Criação de Caprinos e Ovinos, feito pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apenas os carneiros e ovelhas possuem glândulas nas fendas dos cascos e fossa lacrimal. Além da anatomia, esses animais também se diferenciam pela origem.
Os caprinos possuem barbas e são originários da Europa e da Ásia Central, diferentemente dos ovinos, que não têm essa penugem e são do Oriente Médio e Ásia. Outra diferença é que as cabras produzem mais leite do que as ovelhas e ele é mais rico em proteínas.
A carne também é um fator que diferencia esses animais. A da cabra é escura, forte, magra e com menos gordura, enquanto a da ovelha é clara e suave. Outro indicador é a cauda: a dos ovinos possui, em média, 12 vértebras, é mais longa e é voltada para baixo. Já a dos caprinos tem até 16 vértebras, é mais curta e é voltada para cima.
Esses bichos são considerados animais herbívoros, pois possuem uma dieta baseada em vegetais, como folhagens, gramas e arbustos. A criação deles está mais ligada à produção de lã e pele, mas também de leite e queijos. Além disso, nem todas as espécies de ovinos são brancas (algumas podem ter pelos pretos e marrons).
Por gerarem diferentes produtos de valor comercial, possibilitam uma criação rentável. Além disso, são animais de pequeno porte, facilitando possíveis mudanças de local e criação em espaços menores.
A ovelha é um animal fêmea de pastagem que se alimenta de gramíneas. Produz um leite considerado suave, com menos teor de gordura. Atinge a maturidade sexual de 6 a 12 meses e geralmente tem apenas um filhote por vez. Pode gestar de duas a três vezes ao ano, com duração média de cinco meses.
O animal macho ovino é considerado carneiro quando está adulto e possui um pelo mais forte e macio. Ele se diferencia da ovelha não só pelo gênero, mas principalmente pelo tamanho e formato dos chifres, que são mais curvados, formando um cacho.
O cordeiro é o animal macho que tem, no máximo, um ano. De modo geral, a criação desse bicho é feita com foco nas características específicas da carne nessa idade: gordura de cobertura, sabor, cor, aroma, nutrição e peso.
Além de saber o que são ovinos, é importante conhecer o comportamento desses animais. Eles são dóceis e facilmente adaptáveis aos diferentes ambientes e climas. Mesmo preferindo locais mais frios, podem se adaptar a áreas úmidas e secas, mas tendem a evitar estresse térmico e zonas desconfortáveis.
Uma curiosidade sobre os ovinos é que eles são sociais, mas medrosos e vigilantes. Por isso, procuram formar rebanhos. Assim, se sentem mais seguros e confortáveis. Não possuem uma relação hierárquica entre si, mas tendem a ter um comportamento que imita, seguindo uma “ovelha líder”.
Os ovinos gostam de atividades de rotina, como caminhar, pastar, deitar, levantar e correr. As fêmeas possuem um comportamento maternal e protetor. No rebanho, um macho se sobressai como dominante, sendo agressivo com os que o desafiam.
O comportamento relacionado à ingestão de alimentos ocupa o maior tempo dos ovinos. Eles podem percorrer longas distâncias em busca de comida, pois são seletivos nessa escolha e procuram ótimas pastagens e boa água.
Agora que você entendeu o que são ovinos, não se esqueça de conferir outros artigos do blog da Petz sobre as incríveis curiosidades de diferentes animais, para ajudar você a criar os bichos com assertividade e de forma saudável.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…