Adotei uma maritaca, e agora? O que uma maritaca come?
Publicado em 18 de maio de 2022Tempo de leitura: 5min
A maritaca é uma ave muito simpática e carismática, que chama a atenção de quem a vê. Por isso — e também por ser uma ótima companhia —, ela costuma ser buscada por muitos tutores como pets de estimação. Contudo, para cuidar do bem-estar dela, é preciso tomar alguns cuidados, como saber o que a maritaca come.
Por isso, o Blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando os melhores alimentos para oferecer à sua penosa e mais algumas informações curiosas sobre o pet. Confira!
Maitaca, maetaca, maritaca
Com mais de dez variações de nomes, a maritaca é um pássaro conhecido pelo alvoroço que faz por onde passa. Apesar de ser um pássaro silvestre, ela pode ser um pet desde que seja legalizada pelo IBAMA.
A maritaca, assim como o papagaio, o periquito, a cacatua e a calopsita, faz parte da família dos Psitacídeos. Esse grupo de aves é conhecido pelas suas cores, seu barulho e sua capacidade de imitar sons e palavras.
Existem vários tipos de maritaca pela América do Sul. No Brasil, podemos encontrar três delas: a maritaca de cabeça azul, a maritaca verde e a maritaca roxa, sendo a maritaca verde a mais popular de todas.
Uma maritaca adulta varia entre 24 e 30 cm e pesa até 800 g. Em casa, elas vivem, em média, 25 anos. Sua reprodução acontece entre agosto e janeiro, período no qual bota de três a cinco ovos.
Prima do papagaio e do periquito, a maritaca vem fazendo muito sucesso como pet por ser uma ave dócil e simpática. Apesar da vontade de adotar a maritaca, muita gente tem dúvida sobre como cuidar e o que a maritaca come.
O que uma maritaca come?
Por ser um animal silvestre, a maritaca deve ser alimentada como se estivesse na natureza e, de preferência, com produtos naturais — nunca com alimentos processados, industrializados e com açúcar. Frutas doces e maduras são as suas favoritas, como:
- goiaba;
- amora;
- jabuticaba;
- laranja;
- coco;
- manga.
As sementes e castanhas também fazem parte da lista de o que a maritaca come. Além de serem gostosas, elas ajudam a manter o bico e a garra afiados, mas devem ser oferecidas somente uma vez por semana, porque têm um valor calórico muito alto e podem causar obesidade no bichinho. Com moderação, a maritaca pode comer:
- amendoim com casca;
- nozes;
- castanha-do-pará;
- pinhão.
A ração para papagaio pode ser dada também. Apesar do nome, a comida não é exclusiva dessa espécie e é indicada para psitacídeos em geral. Legumes e verduras também podem ser incluídos na alimentação da maritaca. Ela adora, principalmente se estiverem frescos. Alguns exemplos desses alimentos são:
- pepino;
- milho-verde;
- cenoura;
- abóbora;
- abobrinha;
- couve;
- agrião;
- rúcula;
- espinafre;
- folhas de cenoura.
E no caso de um filhote?
A resposta para “o que a maritaca come” varia entre uma maritaca filhote e uma adulta. Se ela tiver menos de 50 dias, for muito pequena e ainda não tiver penas, só pode comer coisas líquidas, de preferência com uma seringa. O indicado são papas industriais para filhotes de psitacídeos, sempre morna (38 graus Celsius).
Nessa fase, não tente alimentar com comidas sólidas ou secas, porque ela não vai conseguir engolir e corre o risco de engasgar. Dê somente a mistura de água com aveia oito vezes ao dia. Se você tiver dúvidas se já é hora dela comer ou não, é só apertar o seu papinho de leve. Se estiver cheio, ainda não é hora de alimentar a ave.
Depois desses 50 dias, a comida para filhote de maritaca passa a ser pastosa, macia, sem pedaços, e contém todos os nutrientes que um pássaro precisa. A quantidade de vezes ao dia varia de acordo com a fome de cada filhote.
Se quiser fazer papinha para maritaca, você pode misturar gema de ovo cozida com maçã (ou pera) ralada ou fazer uma mistura de frutas amassadas com água. É só esquentar um pouco até encorpar, esperar esfriar e dar em uma seringa para a maritaca. Quando ela se acostumar, você pode começar a introduzir os sólidos.
Como cuidar de uma maritaca
Além de saber o que a maritaca come, oferecer a ela um ambiente seguro e confortável faz parte da qualidade de vida do bichinho. O ninho de uma maritaca geralmente tem base em forros e telhados de casas e é coberto com as penas da maritaca mãe.
Se você adotou uma maritaca filhote, é importante reproduzir esse lugar quentinho. Para isso, você pode forrar a gaiola com jornais e colocá-la num lugar que receba sol. Depois dos 50 primeiros dias de vida, você pode transferi-la para uma gaiola maior, onde ela tenha espaço para bater suas asas, e alimentá-la.
As maritacas são bichinhos muito alegres, por isso, sempre que puder, tire-as da gaiola, deixe explorar a casa e brinque com elas. Se faltar gaiola, ração ou brinquedos para a maritaca, você pode encontrar esses e outros acessórios para o bem-estar do bichinho no site da Petz e receber em casa. Entre no site e veja as ofertas!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário