Se você gosta de pássaros, provavelmente sabe o que é ornitologia ou já se deparou com o termo e os derivados, como ornitólogo e ornitologista. Essa palavra complicada, que mais parece afastar que aproximar o interesse do leitor, é o nome dado à ciência dedicada ao estudo das aves.
Por incrível que pareça, o segredo para decifrar o que é ornitologia está estampado no próprio nome: o radical ornithos designa “ave” em grego, enquanto logos se refere a “estudo” ou “ciência”.
Apesar de gerar um trava-língua estranho, a ornitologia é uma das áreas mais interessantes e complexas da zoologia. Neste artigo, você entende o que significa ornitologia na prática.
Os primeiros relatos acerca da história das aves datam do período clássico europeu. Na Grécia antiga, Aristóteles iniciou os registros sobre esses bichos, continuados pelos romanos mais tarde e desenterrados pelos naturalistas franceses e ingleses no século XVI.
Desse último período, salienta-se a contribuição de René Réaumur, criador da técnica de conservação a seco desses animais, que permitiu o estudo taxonômico dos espécimes.
Enquanto a preocupação era o aprofundamento no conhecimento anatômico no século XIX, os 100 anos que seguiram deram prioridade à avaliação ecológica e à etológica dos pássaros.
Desse modo, algumas áreas de pesquisa foram criadas, como a bioacústica, que foca na identificação e na análise de cantos e outras vocalizações das aves, e o inventário afauvinístico, que levanta números e características das comunidades desses animais, classificando-as.
Outro aspecto interessante da ornitologia está no fato de ser um dos ramos da ciência que conta com contribuições de terceiros não vinculados à pesquisa. Os observadores de pássaros (birdwatchers) não são necessariamente biólogos ou zoólogos, mas têm papel reconhecido nas descobertas dessa área.
Se você gosta de pássaros e deseja se tornar um ornitólogo, mas não tem condições de se deslocar até a natureza para observá-los, as exposições ornitológicas são formas mais simples de satisfazer essa vontade.
Agora, você já sabe o que é ornitologia e pode conhecer essa área de perto. Em termos de acervo de ornitologia brasileira, destacam-se o Museu de Zoologia da USP em São Paulo e o Museu de Ornitologia de Goiânia em Goiás.
O primeiro ganha notoriedade por guardar a maior coleção de aves brasileiras do mundo. De acordo com o site oficial, são mais de 100 mil exemplares de espécies secas e em torno de 20 mil amostras de tecido.
Além disso, há 2 mil ninhos e 3 mil ovos diferentes para pesquisa. O manuseio desses itens requer a obediência de uma série de regras disponibilizadas no portal da instituição para a preservação da qualidade.
O segundo trata-se de um museu especializado em ornitologia com mais de 120 mil espécies no acervo. A maior parte é feita pelo húngaro-brasileiro José Hidasi, cientista e professor na localidade.
Já a Sociedade Brasileira de Ornitologia, entidade sem fins lucrativos criada no fim do século passado, tem o intuito de representar a classe pesquisadora das aves em território nacional e internacional.
Ela atua defendendo os interesses, promovendo o desenvolvimento dos estudos, divulgando o conhecimento, agrupando cientistas e organizando encontros sobre a área de expertise.
Ainda há muito mais para abordar sobre o que é ornitologia! Por exemplo, você sabia que essa área também ocupa espaço no desenvolvimento dos escoteiros do país?
Os Escoteiros do Brasil é uma proposta interessante, no intuito de engajar jovens para o aprendizado da ornitologia. Ela busca nivelar os membros pelo cumprimento de determinados critérios de estudo, sem exigência de ordem.
Tal organização determina doze itens relacionados a essa ciência para os jovens cumprirem como forma de avançar nos níveis dessa especialidade. Alguns são mais simples, outros mais complexos.
Entre as atividades, estão: especificar os critérios de classificação das aves, descrever ferramentas utilizadas na observação, apontar partes anatômicas dos bichos, relatar as funções e discernir pelo menos cinco cantos de diferentes pássaros, visitar um museu de ornitologia e entrevistar um funcionário para complementar o estudo.
Aquele que cumprir quatro desses objetivos, em ordem inespecífica, obtém o nível I em ornitologia. Quem dobrar essa meta alcança o nível II. Quem cumprir todos os requisitos chega ao nível III.
Agora, você já sabe que a ornitologia é o campo da ciência voltado para o estudo das aves. Ela pode focar a análise em diversas perspectivas, cujas principais são o estudo individual de uma espécie e a identificação e a análise dos sons vocalizados por esses animais, enquanto comunidade.
O conhecimento sobre pássaros conta com o apoio e a contribuição de uma comunidade extracientífica. Para saber mais sobre o que é ornitologia e curiosidades sobre as aves, basta continuar acompanhando os conteúdos exclusivos aqui, no blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…