O universo dos morcegos é meio enigmático. Até porque, ao longo do tempo, foram criados muitos mitos em torno desse animal de hábitos noturnos. Um deles é sobre a incapacidade de visão. O fato de algumas espécies viverem em cavernas escuras deu ainda mais força a essa crença. Porém, afinal, morcego é cego ou não?
Para esclarecer esse mito, o blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a visão do morcego e algumas curiosidades!
É errado afirmar que os morcegos são cegos — isso não passa de um grande mito. Acredite ou não, eles enxergam muito melhor que os humanos. O fato é que a vida noturna que eles levam não exige muito da capacidade de visão, um sentido pouco usado por eles.
Então, os morcegos enxergam, são bichinhos muito espertos e possuem várias habilidades. Para saber onde estão os alimentos, eles contam com a audição, o sentido mais aguçado que eles têm para se guiar no escuro.
Mesmo sabendo a resposta para a pergunta “morcego é cego?”, é comum questionar como esse animal enxerga no escuro. Afinal, por melhor que seja a visão do bichinho, a visibilidade é dificultada durante a noite para toda e qualquer espécie, não é mesmo?
Os morcegos geram sons inaudíveis para os seres humanos, como ondas ultrassônicas que, quando encontram um obstáculo, reverberam, captadas por ouvidos sensíveis. Em outras palavras, o morcego “enxerga no escuro” por sons específicos.
Dessa maneira, o morcego consegue medir a distância, o tamanho e a velocidade dos alvos. Isso ajuda tanto na captura das presas, quanto na identificação de possíveis obstáculos no meio do caminho.
Essa capacidade de reconhecimento e percepção tridimensional do ambiente, sem usar a visão, é chamada de ecolocalização. Gostou de saber como os morcegos enxergam com os olhos e com a audição? Abaixo, você confere mais informações sobre esses sons emitidos pelos bichinhos.
Saber se o morcego é cego ou não influencia o conhecimento sobre ecolocalização. Isso nada mais é do que a localização pelo eco. Ela acontece por meio de um sistema biossonar que permite a formação de mapas mentais por meio do som.
No entanto, para isso ocorrer, o animal precisa ter um órgão com a capacidade de produzir um sinal acústico e interpretar o eco causado por ele. Além dos morcegos, os golfinhos possuem ecolocalização.
A ecolocalização acontece porque os morcegos têm um jeito especial de se relacionar com o mundo. A maioria deles contrai os músculos da laringe para emitir sons que não escutamos. Apesar de não conseguirmos ouvi-los, eles são uma espécie de grito.
Entre as espécies desses voadores noturnos, o som (ou a “voz”) pode variar bastante. Dessa forma, eles conseguem se distinguir uns dos outros. Além desse diferencial, existem os sons específicos para diferentes ocasiões.
O morcego-negro, por exemplo, emite uma espécie de sussurro quando nota a presença de mariposas ao redor. Dessa maneira, ele evita que elas o percebam para atacá-las.
A ecolocalização dos morcegos é tão poderosa que permite que eles consigam identificar insetos muito pequenos, com 0,017 cm, o equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.
Contudo, para caçar insetos em constante movimento, eles precisam de um esforço extra. Esses bichinhos mais rápidos exigem a emissão de som de ecolocalização contínua. Por isso, eles chegam a emitir cerca de 190 sons por segundo para ter sucesso na empreitada e realizar o banquete.
Agora, você tem certeza se morcego é cego ou não. Porém, sabia que algumas espécies enxergam os raios UV?
Como comentamos no início, o universo dos morcegos é repleto de mitos e crenças. Conhecer um pouco sobre esses bichinhos ajuda a desmistificar a fama de mal que eles têm. Então, o que acha de ler algumas curiosidades bem interessantes? Confira:
Gostou de saber se morcego é cego ou não? Aproveite para conhecer mais sobre outros temas bem interessantes aqui, no blog da Petz, para ficar por dentro das novidades e das curiosidades do reino animal.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…