O lagarto-de-língua-azul é um animal que chama muito a atenção exatamente por seu nome, já que ele realmente tem a língua azul. Para os apaixonados por pets exóticos, essa característica do lagarto o torna ainda mais especial.
Os lagartos fazem parte do grupo de animais répteis, sendo que entre os lagartos-de-língua-azul são encontradas nove espécies diferentes, pertencentes ao gênero Tilinqual. O termo em inglês “blue tongue” também é comumente usado para se referir a esses animais.
Na natureza, a maioria das espécies é originária da Austrália. Hoje em dia, porém, elas estão espalhadas pelo mundo, sendo criadas principalmente em cativeiro e vendidas como lagarto de estimação. Também podem estar presentes em zoológicos e reservas. Veja algumas espécies a seguir.
Entre as espécies de lagartos de língua azul, a mais comum é a Tiliqua scincoides. Encontrada na Austrália e na Indonésia, pode viver perto de áreas urbanas. Nesses países, portanto, é comum estar passeando e ver um lagarto-de-língua-azul.
Essa espécie pode chegar a 60 cm de comprimento e pesar cerca de 1 kg. Apesar do nome, a língua pode apresentar coloração também arroxeada. Seu corpo robusto, de coloração variada ou até mesmo albina (embora seja mais raro), se caracteriza por padrões de faixas de tons mais claros e escuros.
O Tiliqua nigrotunela também é um lagarto grande, podendo chegar a 50 cm de comprimento. Apesar de ser inofensivo e se adaptar bem a um novo habitat doméstico, pode morder ao sentir ameaçado, sendo que a língua grossa e o poder de camuflagem fazem parte de suas táticas de defesa.
Uma característica comum a muitos lagartos, o lagarto-de-língua-azul manchado pode soltar a sua cauda (processo chamado de autotomia) se for preso por algum predador. Após algum tempo, uma nova cauda cresce.
O lagarto-de-língua-azul ocidental (Tiliqua occipitalis) é fácil de identificar tanto pela coloração da língua quanto pela coloração do corpo, que alterna faixas de cor creme e marrom, e a barriga de tom claro.
Lagarto-pinha, lagarto-sonolento ou lagarto-bicho-papão são nomes comuns ao Tiliqua rugosa. Em algumas literaturas, também é chamado de “lagarto de língua azul e rabo entroncado”. Todas essas variações são devido ao fato de que não há uma tradução específica para o nome em português.
De língua azul brilhante, pele grossa e formato do rabo semelhante ao da cabeça, é uma tática de sobrevivência para confundir os predadores. Por isso, outro nome dado a esse lagarto é “lagarto de duas cabeças”.
O lagarto-de-língua-azul é um animal onívoro, ou seja, se alimenta de vegetais e produtos de origem animal. Cada espécie pode ter uma particularidade relacionada à sua alimentação: há aqueles que preferem carne, outros, folhas.
É possível dar frutas, verduras e legumes, mas a parte mais trabalhosa é adquirir larvas, grilos e minhocas. Há opção de ração comercial específica para répteis encontrada em pets shops. No entanto, para oferecer uma dieta equilibrada e saudável, não deixe de consultar um médico-veterinário especializado.
Ter um animal exótico como pet requer pesquisa sobre a espécie e suas necessidades para ter qualidade de vida. O lagarto costuma caminhar longos trechos quando solto na natureza, portanto, oferecer o mínimo de espaço é fundamental para sua saúde e bem-estar.
Para ter répteis de estimação, é necessário preparar um terrário — um aquário de aproximadamente 200 a 250 litros — com tampa. Para forrar o chão, utiliza-se madeira, troncos, folhas, areia.
Deve-se manter a temperatura em torno de 25ºC, dependendo da época do ano. Para monitorar adequadamente a temperatura e o conforto do animal, é importante usar um termômetro. Em dias mais frios, o uso de aquecedor, pedras térmicas ou lâmpadas é eficiente, mas cuidado para não aquecer demais.
As espécies de lagarto-de-língua-azul costumam ser dóceis, gentis e calmas, o que facilita o seu manejo. Apesar de não serem agressivos, em situações de estresse, como espaço reduzido, alimentação inadequada, temperatura muito alta ou muito baixa, podem morder.
Por isso, antes de ter um lagarto como pet, todas as necessidades da espécie precisam ser muito bem investigadas para não colocar em risco o novo tutor ou o próprio animal. É necessário se planejar, pois essa espécie vive em torno de 20 anos em cativeiro.
O lagarto-de-língua-azul no Brasil é um animal exótico que só pode ser adquirido por criadores especializados, legalizados pelo Ibama. Para ter certeza de que o animal não é ilegal, exija a nota fiscal, que garante que o animal foi reproduzido em cativeiro, e não retirado da natureza.
Se estiver tudo dentro da lei, só falta preparar o terrário, a alimentação e ter em vista um médico-veterinário especializado em animais exóticos para cuidar do seu lagarto-de-língua-azul. No blog da Petz, você encontra ainda mais dicas sobre seu pet favorito. Acesse!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…