De olhos expressivos, pelagem cor de caramelo-claro, orelhas grandes e pontudas, o feneco pode ser confundido com um cão de pequeno porte ou um gatinho diferente, mas as particularidades dele vão além.
Quer saber mais sobre o animal feneco e descobrir o que o torna tão especial? Então, prepare-se para surpreender-se com esse bicho simpático com um nome bem diferente!
Ao bater os olhos em um feneco, também chamado raposa-do-deserto (Vulpes zerda), as primeiras características a serem notadas são o pequeno tamanho e a cor que se assemelha à areia de tonalidade clara.
Em média, a espécie não pesa mais de 1,5 kg, nem tem mais que 40 cm de comprimento e 20 cm de altura. Então, não é difícil que as pessoas realmente o vejam como um animalzinho encantador e queiram ter um feneco de estimação.
A cor serve como camuflagem, pois a raposa feneco é encontrada em regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas, como o deserto do Saara, que a tornou conhecida como raposa-do-deserto. Além disso, a cor clara ajuda a refletir o calor intenso do ambiente desértico.
Por viver no calor excessivo do deserto, o pequeno animal é altamente protegido contra queimaduras, a começar pelos dedos das patas, protegidos por uma camada generosa de pelos até os coxins. Outra curiosidade sobre o feneco é que ele possui hábitos crepusculares e noturnos, esperando o pôr do sol para sair em busca de refeição.
A fisiologia é adaptada para baixo consumo de água, tendo um metabolismo menos acelerado que outras espécies de canídeos de clima tropical. Além disso, consome pouca quantidade de água, geralmente, presente em alimentos ou quando está disponível no ambiente.
Por falar em refeição, o feneco é onívoro, ou seja, come de tudo: de invertebrados a pequenos vertebrados, tubérculos, frutas e vegetais variados. As grandes orelhas, característica marcante da espécie, torna a audição bem sensível e capaz de encontrar presas até embaixo da areia. Essa também é uma área generosa para a dissipação de calor, correspondendo a 20% da superfície corporal.
Acostumado a sair à noite para lutar por refeições, o feneco tem o hábito de se alimentar de roedores pequenos, lagartixas, lagartos e aves pequenas. Mesmo pequeno, o animal é autossuficiente o bastante para caçar sozinho e até esconder presas capturadas em buracos cavados por ele mesmo. Assim, garante o prato do dia seguinte, por exemplo.
Esse animal vive em grandes grupos e cava tocas com diversas entradas. A longevidade assemelha-se a de um cão, chegando até os 14 anos em cativeiro. A gestação ocorre 1 vez ao ano e dura cerca de 51 dias, gerando até 5 filhotes de feneco, que se alimentam exclusivamente do leite da mãe no primeiro mês de vida.
Embora não esteja listada como preocupante na lista de animais ameaçados de extinção (IUCN), essa espécie é altamente procurada como animal de estimação exótico.
Muitas pessoas desejam ter um feneco doméstico por causa do tamanho reduzido, da facilidade de domesticação e de que, mesmo adulto, esse pequeno animal expressa características semelhantes a de um filhote. Em alguns países, como no Japão e nos Estados Unidos, é possível criar esse animal legalmente.
Gostou de conhecer o feneco, as curiosidades sobre os hábitos alimentares e o comportamento desse pequeno? Então, continue navegando pelo blog da Petz para conferir outros animais diferentes. Aqui, você fica por dentro de tudo isso e muito mais sobre o mundo animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…