Se não sabe a diferença entre tartaruga e jabuti, não se preocupe! Esses simpáticos animaizinhos realmente costumam causar confusão entre os desavisados!
Porém, apesar da aparência um tanto semelhante, cada espécie possui suas particularidades, como habitat, alimentação e características físicas. Quer conhecer mais sobre esses encantadores répteis? Continue lendo e aprenda qual a diferença entre tartaruga e jabuti!
Geralmente, sempre que observamos um animal de quatro patas, casco duro e pescoço alongado, já pensamos logo em uma tartaruga! Porém, esse simpático animalzinho possui traços bem específicos.
No caso da diferença entre jabuti e tartaruga, é preciso lembrar que as tartarugas são sempre aquáticas, passando sua vida dentro da água, seja ela doce ou salgada. Graças ao seu habitat, ela também possui características físicas especiais. Para nadar melhor, suas patas se parecem com remos e não possuem unhas.
Já seu casco costuma ser mais alto e hidrodinâmico, para se mover na água com facilidade! Por fim, a dieta da tartaruga consiste em moluscos, peixes, algas e pequenos crustáceos. Para ficar mais fácil de recordar, basta se lembrar da aparência das clássicas tartarugas marinhas!
O jeito mais fácil de lembrar a diferença entre tartaruga e jabuti é pensar no habitat. Enquanto as tartarugas vivem sempre na água, o jabuti vive exclusivamente na terra. Por isso, esse simpático réptil não vai precisar das características hidrodinâmicas.
Seu casco é mais alto, grosso e pesado, o que deixa o jabuti bastante lento. Suas patas também são completamente adaptadas para a terra. Cilíndricas e cascudas, lembram as patas do elefante.
Outro ponto que difere as espécies é relacionado à alimentação. Os jabutis são preferencialmente herbívoros, se alimentando de produtos de origem vegetal. Uma curiosidade sobre o réptil: seu nome deriva do tupi “iawotí” e significa “aquele que persiste”!
Já falamos sobre a diferença entre tartaruga e jabuti, mas faltou outro célebre representante dos quelônios: o cágado! Ao contrário de seus parentes, o cágado vive tanto na água como na terra, de forma mais equilibrada. Por isso, é chamado de semiaquático.
Entretanto, diferentemente das tartarugas, os cágados só vivem em água doce! Suas patinhas também demonstram as diferenças entre as espécies. Possuem aspecto mais cilíndrico, com membranas para se locomover dentro d’água.
Para facilitar o processo de caminhar pela terra, os cágados também possuem pequenas unhas! Sua dieta é carnívora e geralmente consiste em pequenos peixes e crustáceos.
Se você gosta de companheiros diferentes, além de querer aprender como cuidar de uma tartaruga, jabuti ou cágado é preciso estar atento! As famosas tartarugas, por exemplo, são consideradas animais silvestres e, de acordo com o IBAMA, é crime manter uma tartaruga-marinha em casa.
Porém, isso não significa que você não pode desfrutar da companhia dos quelônios. A legislação brasileira permite a criação de duas espécies em casa, desde que com autorização. São elas:
Independentemente da espécie que você escolher para ter em casa, é importante oferecer o melhor para seu novo amigo. A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, orienta que a grande dica para aprender como cuidar de um jabuti é ter um terrário grande e bem equipado.
“O ideal é mimetizar o habitat do pet no terrário, deixando-o o mais próximo possível do seu local de origem”, afirma. Esse é um ponto importante para garantir saúde e bem-estar para seu amigo.
A veterinária lembra que mesmo que o jabuti seja muito resistente, isso não significa que ele possui qualidade de vida. “Quando apenas deixam o jabuti solto pelo jardim, ele não cresce, fica com o casco irregular, quase não se mexe”, complementa.
Lembre-se que o primeiro passo ao se trazer um pet para casa é buscar um veterinário. O especialista saberá passar recomendações para que seu novo amigo tenha todo o conforto possível!
Além de falar sobre a diferença entre tartaruga e jabuti, no blog da Petz abordamos dicas de bem-estar, saúde e curiosidades animal. Confira nossas publicações diárias e saiba tudo sobre o universo dos queridos pets.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…