A imponência e a grande habilidade como predador, assim como a aparência majestosa, deram ao leão o título de rei da floresta. Não por acaso, muitas histórias foram criadas tendo esse grande felino como protagonista. Por isso, as curiosidades sobre leão interessam a tanta gente.
Preparamos uma lista com 20 fatos curiosos com o objetivo de aprofundar um pouco mais sobre a vida desse animal tão admirado e, ao mesmo tempo, temido por pessoas e outros animais selvagens. Continue a leitura e verá como os leões podem ser surpreendentes.
Embora os machos imponham respeito pelo porte, quem lidera o grupo sempre é a leoa. Ainda que sejam menores fisicamente, as fêmeas ocupam o posto de destaque, guiando os outros e sendo referência para os mais novos.
Mesmo que seja a fêmea a fazer a maior parte do trabalho para conseguir a caça, o “primeiro pedaço” sempre será do leão. Caso algum membro do grupo queira subverter essa regra, as consequências podem ser mortais.
O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância. Esse som pode ter vários sentidos: comunicação, demarcação de território e busca, e competição por cópulas.
Não é apenas o salto que causa espanto. Esse animal pode correr a 80 km/h por curtas distâncias. Quando está em ação, a velocidade é tão grande que os calcanhares não tocam o chão.
Ainda assim o amarelo-claro é preponderante na espécie. A juba pode ser preta ou marrom. Por falar na juba do leão, você sabe para que ela serve? Poucas pessoas sabem que o papel dessa marca registrada é proteger o felino contra machucados durante as brigas com outros machos.
Embora o tamanho do leão seja muito grande, o posto de maior felino do mundo é do tigre! Outro felino tão encantador quanto o leão, ele pode alcançar 2,2 m de comprimento, e a cauda chega a 1 m, enquanto o rei da selva mede entre 1,8 e 2,1 m.
Voltando à parte do corpo que compõe a identidade desse bicho, você sabia que quanto mais escura é a cor da juba, mais velho é o leão? Essa talvez seja uma das curiosidades sobre leão mais incríveis!
Antes encontrado na África, na Ásia e na Europa, o leão atualmente é visto apenas no continente africano, com exceção do leão asiático que está protegido em um parque na Índia. Ainda assim, na África, a população desses felinos reduziu para 21 mil, muito menos em comparação com 1950, quando existia o dobro.
Também não existe um tempo certo para o acasalamento. Durante todo o ano, a fêmea está preparada para receber o espermatozoide do macho. Outro fato curioso é que nascem até 4 filhotes por gestação.
Colocados lado a lado, a diferença do tamanho desses dois animais é gritante. Sem contar que o gatinho é perfeitamente adaptável ao convívio humano, diferente do leão. Ainda assim, os dois pertencem à mesma família. Curiosidades sobre leão como essas, deixam qualquer pessoa ainda mais interessada pela natureza.
Mais uma contradição em relação aos gatos: eles são sociáveis e geralmente andam em grupo. Um detalhe é que o grupo possui mais fêmeas e filhotes que machos.
Para defender e demarcar o território, o segundo maior felino do mundo apela para o rugido e os cheiros mais fortes. Geralmente, eles são respeitados e, quando isso não acontece, é sinal de conflito à vista.
Como dito acima, a responsabilidade de conseguir a caça para o grupo é da leoa. Elas saem em bando para cumprir a missão sob a luz da lua e voltam para casa com o alimento.
Apesar de o apelido ser rei da floresta, esses grandalhões vivem em savanas, pastagens e bosques abertos, nunca dentro das florestas. Isso porque eles precisam de espaço para fazer as caçadas.
A partir de 11 meses de vida, os leões já podem ir em busca da caça, porém sempre ao lado das mães. Isso porque, nessa idade, eles ainda não sabem se livrar de predadores como hienas, leopardos e chacais.
10 a 16 anos é o tempo máximo de vida dos grandes felinos que vivem na natureza. Já os que vivem em cativeiros conseguem estender a vida por mais 20 anos.
São sete tipos que existem, incluindo o leão-africano, leão-americano, leão-asiático, leão-das-cavernas e leão-branco. Todos eles, infelizmente, estão ameaçados de extinção.
Os dentes do leão podem medir até 6 cm e são preparados para triturar até 30 kg de carne de uma só vez. Os machos necessitam de 7 kg de carne diariamente, e as fêmeas, 5 kg.
O macho pode pesar até 250 kg e a fêmea, até 190 kg. São pesos perfeitamente equivalentes à quantidade de alimento ingerida! Sem falar que são suficientes para garantir a força física que precisam durante as caçadas.
Por mais que pareçam albinos, os leões-brancos não apresentam essa anomalia genética. Eles não são sensíveis ao sol, porém são presas fáceis por não conseguirem se camuflar. São considerados sagrados na reserva de Timbavati, na África do Sul, por isso vivem soltos.
Agora que você já conhece muitas curiosidades sobre leão, que tal continuar em busca de mais informações interessantes a respeito do mundo animal? No blog da Petz, você encontra muitas informações sobre os felinos e tantos outros animais. Divirta-se!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…