Na natureza, existem centenas de espécies de camaleão, e o Camaleão do Iémen (Chamaeleo calyptratus) é um exemplo. Cada espécie de camaleão tem suas particularidades, além de semelhanças e diferenças entre si.
Uma característica semelhante nos camaleões — e que todas as pessoas, independentemente de serem apaixonadas por animais ou não, lembram — é que eles mudam de cor. Hoje, vamos falar dessa e de outras características do incrível Camaleão do Iémen.
Como o próprio nome indica, a origem desse camaleão é no Iémen, mas ele também pode ser encontrado em seu habitat natural na Arábia Saudita. Hoje em dia, com a popularidade do Camaleão do Iémen, já é possível dizer que há uma quantidade de animais estabelecidos e adaptados na Flórida e no Havaí, tendo vida livre.
Em cativeiro, essa espécie de camaleão é uma das mais frequentes entre os tutores de pets exóticos em diversos países, inclusive no Brasil. Isso se dá tanto pela facilidade na criação quanto pelo temperamento do animal.
O Camaleão do Iémen, ou Camaleão velado, como também é conhecido, tem a cor-base verde-clara, com listras amarelas pelo corpo. Alguns apresentam variações nas cores das listras, sendo azul, branco, laranja e preto as mais comuns.
Os machos possuem cores mais vibrantes e chamativas, e são maiores do que as fêmeas, que normalmente possuem cores amarronzadas e/ou esverdeadas. Os machos podem chegar a 60 cm de comprimento, e as fêmeas, até 45 cm, pesando cerca de 2 kg.
Outra característica do camaleão que distingue machos de fêmeas é uma protuberância em forma de crista na cabeça, muito mais evidente nos machos. É comum criadores de répteis chamarem essa estrutura de capacete. Além disso, os machos desenvolvem um esporão nos calcanhares, ainda na juventude.
O Camaleão do Iémen tem hábitos solitários e está pronto para defender seu território, chegando a ser agressivo com outros machos. Se chegar ao ponto de uma briga física, acaba se ferindo gravemente.
Sua cauda longa e as patas são capazes de mantê-lo em segurança para escalar e se manter nas árvores. Por terem hábitos diurnos, estar no alto da árvore é um meio de se manterem protegidos contra predadores.
Como não são tão velozes e são presas fáceis, além de excelentes escaladores, seus olhos se movem em diferentes direções, de maneira independente. Isso lhes dá a capacidade de observarem quase tudo ao seu redor.
A língua dessa espécie é comprida e recoberta por muco,capaz de apreender o alimento a uma longa distância. O que o Camaleão do Iémen precisa é se posicionar e, se necessário, se camuflar, observar e calcular o momento exato da captura da presa.
Certamente, a principal característica que chama a atenção de todos é a capacidade que o camaleão tem de mudar de cor e seu grande objetivo: se camuflar! Suas mudanças de cor permitem que ele se assemelhe à coloração de folhas, flores e do chão — processo chamado de mimetismo.
Por ser um animal lento, estar camuflado é de extrema importância para enganar o inimigo e, também, para sua presa não notar sua presença. Porém, muito se engana quem acredita que esse é o único motivo pelo qual o camaleão muda de cor.
Cores escuras absorvem mais luz solar e aquecem, enquanto cores claras deixam o corpo mais frio. Essa é uma estratégia para manter a temperatura corporal ideal. As cores também são formas de comunicação.
O humor e a intenção do camaleão são refletidos na cor da sua pele. Isso pode demonstrar se o animal está pronto para o acasalamento e chamar atenção do sexo oposto. Também pode mostrar intenção de briga. Além disso, as fêmeas mudam de cor quando estão prenhas, ou seja, não dispostas a acasalar.
Assim como outros tipos de camaleão, o Camaleão do Iémen se alimenta de pequenos invertebrados, como grilos, larvas, formigas, moscas e gafanhotos, e pequenos vertebrados, como camundongos.
Porém, nem só de carne vive o camaleão. Ele também adora frutas, verduras, legumes e até mesmo algumas plantas. Além de serem fontes de vitaminas e sais minerais, os vegetais costumam ter muita água, garantindo certa hidratação. Quando estão com sede, bebem água em gotas de orvalho.
Não só é possível criar camaleão do Iémen em cativeiro como esse é o camaleão mais comum em diversos países. São animais que se adaptam facilmente e podem até mesmo interagir com o tutor, sendo a espécie de camaleão mais indicada para quem está começando a conhecer o mundo dos animais exóticos.
Para que a criação seja feita da melhor maneira, é necessário que o terrário seja do tamanho adequado (pelo menos 1,0 m de largura x 0,7 m de comprimento x 1,5 m de altura), rico em vegetação, de preferência com plantas que o animal possa escalar.
Outros cuidados, como umidade, temperatura e ventilação do recinto, são de extrema importância para a adaptação e sobrevivência do camaleão no terrário. Também é necessário providenciar as presas e a dieta adequada.
Gostou da ideia de ter um Camaleão do Iémen como melhor amigo? Que tal acessar o site da Petz e conferir os produtos e muitas outras dicas sobre como cuidar de camaleão?
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…