Qual criança nunca sonhou em ter um cavalinho para montar e viver aventuras incríveis? Se você teve esse sonho realizado, continue nos acompanhando para aprender como cuidar de um cavalo e mantê-lo saudável e feliz!
Os cavalos não são nada parecidos com os cães e gatos, por isso muitas pessoas não fazem nem ideia de quais são os cuidados básicos com esse animal. Sendo assim, hoje você vai aprender tudo sobre cavalo. Confira!
O nome científico do cavalo é Equus caballus. Ele é um mamífero e faz parte da família dos equídeos (Equidae), assim como as zebras e os jumentos. Ele é encontrado em todo o mundo, com exceção dos polos Norte e Sul.
O cavalo é um animal herbívoro, ou seja, na natureza ele se alimenta exclusivamente de vegetais. Para consumir toda a energia que precisa, o animal passa boa parte do seu dia comendo — algo em torno de 16 horas.
A gestação da égua, fêmea do cavalo, dura em média 11 meses. No geral, ela só gera um filhote por vez, que é chamado de potro. Esse bebê já é capaz de ficar de pé duas horas após seu nascimento e mama até os sete meses!
A expectativa de vida da espécie é de 25 a 30 anos, mas existem registros de cavalos que viveram até os 60 anos, o que é bem raro para eles. Por isso, aprender como cuidar de um cavalo da forma correta aumenta sua longevidade.
Assim como nos elefantes, a sociedade do cavalo é matriarcal, ou seja, a fêmea é quem lidera o grupo. Pode acontecer de ter mais de uma líder sem que existam brigas entre elas. Naturalmente, elas dividem as decisões conforme a experiência de cada uma.
Você sabe a diferença entre bardoto, asno, jegue, jumento, burro e mula? Não? Então, vamos lá: asno e jegue são os nomes populares do jumento (Equus asinus). Já o bardoto é o cruzamento de um cavalo com uma jumenta.
O burro e a mula são filhotes do cruzamento entre uma égua e um jumento. Tanto o bardoto quanto a mula e o burro são animais híbridos, ou seja, resultado do cruzamento de animais de espécies diferentes. Também são estéreis, devido ao número de cromossomos dos pais ser diferente.
Apesar das quatro patas enormes, o cavalo só possui quatro dedos. É isso mesmo: dentro de cada casco existe somente uma estrutura óssea classificada como dígito. Na sua evolução, os demais dígitos foram fusionados em um único dígito em cada membro. Será que é verdade que esse pet dorme em pé? Clique aqui e descubra!
Ter um cavalo requer algumas responsabilidades para que ele desempenhe seu trabalho, qualquer que seja seu propósito, sem que ocorram prejuízos para sua saúde. Assim, aprender como cuidar de um cavalo é muito importante.
Seja um animal de lazer, terapia, companhia, tração ou reprodução, alguns cuidados são básicos. Assim, é preciso ter atenção a sua alimentação, pelagem e local onde ele vive. A seguir, veja como cuidar de um cavalo.
A alimentação do cavalo deve suprir todas as necessidades nutricionais do animal para que ele cresça com saúde e seja um animal longevo. A primeira coisa é que ele precisa de muita água, sempre fresca! O animal pode beber até 30 litros de água em um dia muito quente.
O cavalo deve pastar! Para seu bem-estar psicológico, o cavalo precisa ficar em um terreno com uma vegetação adequada para sua alimentação. Além disso, deve receber uma ração de qualidade, própria para a espécie e fase de desenvolvimento, e sal mineral para complementar sua dieta.
A pelagem de cavalo é uma das suas características mais bonitas. Com diversas colorações, precisa ser escovada diariamente para se manter brilhante e macia. Além disso, a crina e a cauda devem ser lavadas semanalmente. Já os banhos completos podem ser mensais.
Só use produtos de banho específicos para a espécie — nada de usar o seu shampoo no animal! Para dar brilho nos pelos após o banho, você pode usar um abrilhantador de pelos. Se a crina e a cauda estiverem muito embaraçadas, use um amaciador antes de pentear.
A baia do cavalo é sua casa, por isso, precisa de cuidados diários. As baias simples para cavalos possuem um cocho para a comida e outro para a água, além de um piso aconchegante que servirá como cama.
Como o cavalo come quase o dia inteiro, ele produz muitas fezes. Sendo assim, a baia deve ser limpa e suas fezes devem ser retiradas sempre que possível. A lavagem diária também é recomendada para evitar doenças nos cascos do animal.
A baia deve ser bem ventilada e iluminada. Para que isso aconteça, uma boa ideia é construir uma claraboia no teto. Se possível, faça-a como uma janela basculante, para que possa ser aberta nos dias quentes e fechada nos dias mais frios.
A porta é outro item muito importante da baia. Os cavalos adoram ficar olhando a movimentação das pessoas e de outros animais enquanto estão em suas baias. Por isso, faça uma porta com abertura superior e outra inferior.
Feliz com seu novo amigo? Agora que você aprendeu como cuidar de um cavalo, visite uma das lojas da Petz e conheça nossos produtos para o banho dele. O pet vai ficar cheiroso por muito mais tempo. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…