Em oposição às “cidades cinzas”, a natureza é repleta de cores exuberantes da fauna e da flora. Conforme explica Rafael Pires Barbosa, coordenador técnico da área de animais silvestres da Petz, a coloração dos animais é resultado das melhores adaptações ao ambiente durante o processo evolutivo. Pensando nisso, qual será a cobra mais bonita do mundo?
É possível encontrar espécies cuja coloração tem por objetivo tanto camuflá-las quanto destacá-las no ambiente, o que pode servir de alerta para que outras espécies predadoras se mantenham à distância.
O fato é que, mesmo se tratando de animais temidos, como as serpentes, é difícil não se impressionar com a aparência deles. A seguir, conheça algumas candidatas à cobra mais bonita do mundo.
Como mencionado, a cor de uma cobra pode servir diferentes propósitos. Enquanto algumas espécies dependem dela para se camuflarem melhor no ambiente, outras carregam um alerta para assustar predadores. Talvez por isso, criou-se um mito de que, quanto mais colorida for a cobra, maior será a chance dela ser venenosa. Porém, isso não é verdade.
“Há serpentes extremamente perigosas com coloração discreta, como a taipan (Oxyuranus microlepidotus) ou a cobra-marrom (Pseudonaja textilis), enquanto a falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii) imita cores da coral verdadeira para parecer perigosa”, exemplifica Rafael.
Vale destacar que a camuflagem é útil não apenas para a proteção, mas também para predadores, já que é mais fácil ter sucesso capturando as presas de surpresa.
De maneira bastante simplificada, pode-se dizer que a estratégia usada por cada espécie depende do que deu a ela mais chances de sobrevivência ao longo do processo de evolução.
Em tempo, ao contrário do que acontece com as aves, a cor das cobras não é um fator importante para a reprodução. “A visão das serpentes não é o sentido que elas mais utilizam, sendo geralmente adaptada para o período noturno. O comportamento reprodutivo funciona de maneira mais simples, diferente do das aves, que é mais complexo”, diz o especialista.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a coloração das cobras, é hora de conhecer algumas das candidatas à cobra mais bonita do mundo, seja pelas cores vibrantes, seja pelo padrão de cores, seja pelo formato inusitado.
Sendo uma subespécie da cobra-liga, cobra-liga-de-São-Francisco possui a cabeça de coloração avermelhada, enquanto o corpo conta com listras vermelhas e em diferentes tons de azul que se intercalam, às vezes, formando padrões tão bonitos que a fazem parecer ter sido feita de miçangas.
Ela pode ser encontrada em boa parte da península de São Francisco, sendo considerada uma subespécie ameaçada atualmente. O habitat preferencial são as encostas de lagos, onde ela obtém alimentos e se esconde com mais facilidade. Porém, também pode se adaptar a ambientes menos favoráveis.
A cobra-liga vermelha alimenta-se principalmente de sapos e é predada por aves, como falcões, e até por outras cobras. Contudo, o risco de extinção está associado à perda de habitat para a agricultura e o crescimento urbano. Isso também está ligado à introdução de outros predadores no habitat, como algumas espécies de sapo.
A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.
Pela combinação com o nome de outras espécies, deve ter dado para notar que se trata de uma cobra típica da América do Sul, mais especificamente das regiões da floresta amazônica. Na aparência, chama atenção a coloração verde com manchinhas branco-amarelas. A região ventral também é levemente amarelada.
Alimenta-se principalmente de pequenos animais, como roedores e algumas espécies de aves e répteis. Apesar de não ser peçonhenta, mata as presas por sufocamento, sendo bastante forte e comprida. Em média, pode alcançar 1,5 m de comprimento.
Além disso, possui presas que, associadas à força da mandíbula, podem resultar em mordidas muito doloridas.
Além das cobras mais bonitas e coloridas não peçonhentas, selecionamos uma espécie que, além de se destacar pela beleza, possui um veneno bastante mortífero, sendo considerada a assassina das assassinas.
Nesse sentido, acredita-se que a velocidade com que o veneno faz efeito nas vítimas tenha a ver com o fato de que a coral-azul se alimenta de animais bastante perigosos. Daí a necessidade de imobilizá-los rapidamente.
A espécie é nativa do Sudeste Asiático e pode chegar a dois metros de comprimento. Atualmente, encontra-se em risco de extinção. O veneno é estudado na medicina pelo potencial analgésico.
Gostou de saber mais sobre as espécies de cobras mais bonitas do mundo que são um verdadeiro banquete visual? Continue acompanhando o blog da Petz para mais curiosidades sobre diferentes espécies.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…