Todo tutor gosta de manter seu pet alegre, saudável e limpinho. Porém, no caso das aves domésticas, algumas dúvidas podem surgir. É muito comum, por exemplo, se perguntar se calopsita toma banho.
Esse fofo pet costuma ser muito higiênico, mas será que é necessário uma higienização mais profunda de vez em quando? Se você está com essa dúvida, continue lendo. Aprenda aqui se a calopsita toma banho e como cuidar da higiene de sua amiga!
Se você está pensando em higienizar sua ave doméstica, saiba que a calopsita toma banho, sim! Na verdade, as penosas adoram brincar com a água e se divertem durante a ducha!
Oferecer oportunidade de se limpar é importante e recomendado, já que esse é um hábito comum entre os pássaros domésticos. Entretanto, é necessário atenção! O banho de calopsita precisa de alguns cuidados. Abaixo, separamos três formas seguras de higienizar seu pet.
Uma das formas mais comuns de dar banho na calopsita é fornecer um pote com água para a penosa. Esse simples acessório geralmente é suficiente para que elas se limpem de forma segura e eficaz!
Basta separar um recipiente raso, com aproximadamente um dedo de água, e deixá-lo próximo à calopsita. Quando tiver vontade, ela irá se limpar sozinha e em seu próprio tempo.
Para oferecer ainda mais segurança, procure uma banheira para calopsita tomar banho, encontrada em lojas especializadas, como a Petz. Esse acessório é elaborado em um material seguro e não oferece riscos de intoxicação para a sua amiga.
Aliás, como as aves costumam espalhar bastante água durante o banho, é recomendado que você higienize a gaiola quando seu pet terminar de se limpar! Assim, você evita que fungos se proliferam no ambiente.
Outro acessório utilizado para banho em calopsita é o borrifador. Esse acessório, muito comum na jardinagem, espirra água de forma suave e agradável, permitindo que as penosas se limpem de maneira segura!
Porém, é importante lembrar que os borrifadores podem guardar resíduos de outras substâncias, como sabão ou produtos de limpeza. Por isso, o mais recomendado é que o banho em calopsita com borrifador seja feito a partir de um item exclusivo para sua amiga.
Outro ponto importante: nem toda calopsita gosta de tomar banho com borrifadores. Faça o teste e, se sua amiga não curtir, procure um método mais agradável para ela!
A terceira dica para calopsita tomar banho é fácil de se fazer em qualquer lar: usar a água de chuveiro! Nossas amigas adoram se limpar os respingos que caem da ducha e, muito frequentemente, gostam de passar esse momento junto a seus tutores.
Entretanto, se você optar por utilizar seu chuveiro para dar banho em calopsita, é necessário ficar atento. A espuma do sabonete ou do shampoo é prejudicial para as aves. Assim, mantenha os produtos de higiene longe de sua calopsita.
A temperatura também merece atenção, já que água muito quente pode ser prejudicial para a saúde das penas das aves. Seguindo esses passos, seu pássaro poderá tomar banho no chuveiro sem problemas!
Os três métodos acima são os mais utilizados para banho em calopsita. Escolha o que mais se adapte ao estilo de sua amiga e lembre-se de seguir sempre as indicações de segurança!
A higiene dos pássaros é um hábito necessário quando convivemos com esses pets. Entretanto, em alguns casos, os hábitos de limpeza podem ser prejudiciais. Abaixo, separamos alguns pontos de atenção para quem está se perguntando se calopsita pode tomar banho:
Agora que você já sabe que calopsita toma banho, poderá limpar sua amiga de forma segura! Lembre-se que um pet limpinho é um pet mais feliz! E, para outros conteúdos que garantem todo o bem-estar e saúde do seu amigo pet, não deixe de conferir o blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…