Muitos tutores gostam de oferecer alimentação natural aos pets, outros preferem diversificar e enriquecer a ração com frutas e legumes. Por isso, é muito comum pesquisar sobre itens permitidos e proibidos, como, por exemplo: será que calopsita pode comer maçã?
Apesar de a ração oferecer todos os nutrientes necessários, nem todo tutor gosta de alimentar o animal única e exclusivamente com ela. Oferecer as comidas certas faz bem, diversifica a fonte de vitaminas e ainda ajuda os animais a conhecerem diferentes sabores e texturas.
Para garantir o que a ave pode ou não pode comer, é sempre importante pesquisar as indicações profissionais. Confira agora se calopsita pode comer maçã e quais alimentos devem ser oferecidos e evitados na hora de alimentar o pet.
Antes de adquirir um pet, é sempre importante fazer uma pesquisa que envolva os modos de vida, quando e como vacinar e, claro, a alimentação do animal. Nesse caso, quem nunca não teve um contato prévio com essa espécie não sabe o que calopsita come.
A alimentação da calopsita deve respeitar as origens e hábitos nutricionais do animal. Quando vivem de forma selvagem na natureza e precisam buscar os próprios alimentos, essas aves comem sementes, frutas, verduras e até mesmo pequenos insetos.
No entanto, em casa, a ração é a melhor opção para quem quer oferecer todos os nutrientes necessários para a saúde da ave. Se o tutor quiser, porém, pode oferecer verduras e frutas para calopsita, como:
Além disso, calopsita pode comer maçã também. O alimento é rico em valores nutricionais e pode ser oferecido em pequenas porções. Tanto a casca quanto a polpa podem ser consumidas, mas as sementes precisam ser retiradas, por serem tóxicas.
Agora que você sabe que calopsita pode comer maçã, é também importante saber como oferecer o alimento. Como você viu acima, alguns cuidados devem ser respeitados, como cozinhar legumes e verduras.
Para alimentar a calopsita, é importante cortar a maçã em pequenos pedaços e tirar todas as sementes. Não há necessidade de separar a casca, já que ela também oferece nutrientes saudáveis.
A casca e a polpa da maçã são ricas em vitaminas B e C, cálcio, fósforo, potássio, fibras e quercetina, que é um poderoso antioxidante. O alimento também contém tanino e flavonoides, que são eficientes nas ações anti-inflamatórias.
Antes de colocar a maçã na gaiola, lave bem o alimento para que todos os agrotóxicos sejam eliminados. É possível oferecer até metade de uma fruta dessas na fase adulta ou um quarto quando é filhote.
Se o tutor notar que o alimento não é consumido dentro do mesmo dia, o melhor é diminuir a porção. Isso porque as frutas e verduras devem ser sempre frescas para não atrair mosquitos e não ficarem expostas, perdendo sabor e textura.
Quando falamos em cuidados com a calopsita, também nos referimos aos alimentos proibidos e que podem até ser tóxicos à ave. Na hora de variar o cardápio, sempre consulte profissionais e informações de confiança com marcas que já têm experiência na área.
Por isso, fique atento sobre o que calopsita não pode comer e ofereça apenas os alimentos indicados e que podem contribuir para a saúde do animal. Os alimentos a seguir são proibidos para essa espécie de ave:
Muita atenção não apenas para nunca oferecer esses alimentos para a calopsita, como também não deixar o animal solto por alguns minutos e alguns desses itens expostos. Se você achou complicado tantas proibições, o mais garantido é oferecer ração específica para essa ave. Confira a seguir como fazer isso.
É muito importante saber que calopsita pode comer maçã e que o alimento oferece tantos benefícios nutricionais ao animal. No entanto, ração é o alimento ideal para os animais domésticos. Ela ajuda na saúde da ave, desde que a comida oferecida seja de boa qualidade e na quantidade correta.
Na hora de escolher a ração para calopsita, opte por fornecedores de confiança e marcas conhecidas no mercado. É preciso considerar que as aves têm paladar exigente, por isso, podem até chegar a recusar o alimento caso ele não seja atrativo no gosto.
Boas rações são fabricadas pensando não apenas em atender aos valores nutricionais necessários no dia a dia, mas também em agradar o paladar da calopsita. Para isso, as mais indicadas são a ração peletizada e a extrusada.
A ração peletizada é feita para melhorar a conservação do alimento, por isso, recebe tratamento a vapor e compressão. Enquanto isso, a ração extrusada é aquela na qual os ingredientes são misturados e colocados em uma local de alta temperatura para depois ser cortada no tamanho certo para alimentar a ave.
As duas podem ser oferecidas sem problemas à calopsita. A única orientação é seguir a porção diária de acordo com a idade e o peso do animal. Além disso, caso surja reações diferentes ou recusa ao alimento, deve-se procurar um veterinário para verificar o que ocorreu.
Caso o tutor deseje misturar a alimentação com ração e oferecer alimentos permitidos para calopsitas, pode. Deve-se apenas ter cuidado para evitar exageros e o sobrepeso da ave.
Gostou de descobrir que calopsita pode comer maçã? Por mais que você possa oferecê-la, quem quiser as melhores rações para ave pode contar com a Petz. São alimentos de qualidade e com a quantidade certa de nutrientes — tudo que o animal precisa para manter a saúde em dia. Visite o site e confira as opções disponíveis!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…