Há quem diga que a beleza está nos olhos de quem vê ou, ainda, que ela pode ser muito relativa. Mas quando se trata da beleza rara e excêntrica de alguns animais, é impossível alguém não ficar maravilhado diante do animal mais bonito do mundo.
Por falar nisso, já parou para pensar em qual seria o mais lindo? A diversidade da natureza nos traz tantas surpresas que é difícil eleger um animal apenas. Confira, em seguida, uma lista com os dez animais mais belos e suas origens. Logo depois, conheça um dos primeiros artistas que viram neles fontes de inspiração para a arte.
O que mais impressiona no pato-mandarim são as cores da plumagem dos machos. É um verdadeiro conjunto de cores que combinam: região ventral branca, peito roxo, asas marrons, pescoço laranja, bico vermelho e pernas amarelas. Ele tem origem asiática e pode ser encontrado na China, Rússia e Japão.
São seis a dez centímetros de pura beleza! Embora seja tão exuberante, com cores fortes, que literalmente brilham e dão ênfase a desenhos psicodélicos, o peixe-mandarim vive escondido em fendas nos recifes dos corais. Essas cores em neon são uma tática para afastar possíveis predadores.
Pode ser encontrado no Suriname e no extremo norte do Brasil. Como o nome diz, possui cor azul, porém não é qualquer azul! Tem um leve tom metálico, misturado a manchas negras. Um exemplo claro de um animal exótico e lindo!
O agama-de-cabeça-vermelha é uma das 30 espécies de lagartos africanos de cauda longa. O seu diferencial são as suas cores, que variam entre azul, vermelho e a mistura das duas cores. Este é um animal bonito, singular e, talvez, o animal mais bonito do mundo!
Se o pavão que nós conhecemos já é lindo, imagine o raro pavão indiano branco? Todo aquele colorido desaparece nessa espécie, mas não pense que isso faz falta. A beleza está na cauda completamente branca, que pode chegar a dois metros de comprimento. Um verdadeiro espetáculo!
Não pense que o nome é tão somente poético! É também a descrição real dessa ave que é um dos animais mais bonitos que existem no mundo! Sim, ela tem o bico multicolorido! Seu peito é amarelo, e o corpo, com plumagem preta.
O rolieiro-de-peito-lilás é o animal mais bonito, trazendo muitas cores, assim como quase todos da lista. Além do peito lilás, o topo da sua cabeça é verde-claro, o dorso é castanho, e a pelve, azul-turquesa vivo. Lindo, não é mesmo?
Esse animal pode ser encontrado principalmente em bosques e savanas da África, na Namíbia e Moçambique até a Etiópia. Já imaginou se deparar com uma ave tão fascinante? Talvez seja a mais bela das aves ornamentais que existem por aí!
Talvez seja o animal mais bonito do mundo inteiro e mais popular no Brasil. A arara-vermelha é encontrada na Amazônia e na região central do país. No entanto, nada impede que países como o Panamá, Colômbia, Venezuela, Bolívia e a Argentina sejam sua casa.
As cores vermelho e verde são pinceladas nas suas penas, e o azul vívido espalha-se por todo o corpo, principalmente nas suas asas. É uma verdadeira pintura viva, digna de dar à arara o título de animal mais bonito do mundo.
Trata-se literalmente de uma borboleta com asas transparentes! Isso se dá pela ausência de escamas coloridas habitualmente vistas nas asas de outras borboletas. É mais comumente encontrada na América Central e é imune à toxina de vegetais. Essa imunidade possibilita que as plantas venenosas também façam parte do seu cardápio.
Sua imagem é bastante encontrada em estampas de camisas, capas de caderno e de livros. A sua pelagem branca e preta chama atenção, já que se trata de um tigre. O termo “bengala” faz referência a um estado da Índia de nome Bengala Ocidental, onde ele pode ser encontrado.
Como vimos, o único problema é escolher apenas um em meio a tantos bichos exuberantes. Sendo assim, essa lista com dez representantes não deixa nenhum deles de fora, concorda?
E para exaltar o animal mais bonito do mundo, nada melhor do que a arte. Confira abaixo quem foi um dos primeiros artistas a enxergar a beleza dos animais e reproduzi-la em obras de arte.
O gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão Albrecht Dürer (1471 – 1528) foi um dos primeiros artistas de que se tem notícia a enxergar os animais como fontes de inspiração para a arte.
Estamos falando de meados do século XVI, quando Dürer representou os animais em aquarelas e gravuras que se tornaram muito populares. Na obra The King of a Blue Roller, por exemplo, ele utilizou aquarela e tinta guache para capturar com precisão a estrutura, a cor e a textura das penas de um lindo pássaro.
Porém, muitos artistas um dia já consideraram pinturas de animais uma simples habilidade técnica, e nunca uma obra de arte. Muito difícil entender esse pensamento, não é mesmo? Afinal, a beleza de muitos animais rende belíssimos trabalhos artísticos, e foi o que Dürer percebeu há muitos séculos.
E aí, conseguiu eleger o animal mais bonito do mundo entre tantos bichos maravilhosos da nossa lista? Conheça outras listas interessantes com animais no blog da Petz e divirta-se.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…