É difícil imaginar quantos animais existem no planeta, principalmente levando em conta todas as espécies que vivem nos mais variados ecossistemas. Desde os insetos até os animais gigantes, estima-se que haja cerca de 8,7 milhões de espécies no mundo, sendo que 6,5 milhões são animais terrestres.
Entre tantas espécies, não é tão simples escolher a mais importante, pois cada uma exerce seu papel na natureza, desde as criaturas que nem sequer imaginamos que existam até as mais conhecidas. Independentemente do tamanho, os animais terrestres estão por toda parte. Hoje, vamos saber um pouco mais sobre os mais comuns!
Podemos considerar que os animais que vivem na terra, mais precisamente no chão, são os animais terrestres. Entretanto, essa definição vai um pouco além: os animais terrestres são aqueles que se desenvolvem na terra e que não precisam do meio aquático para realizar nenhum processo fisiológico, como a reprodução e a alimentação.
Um exemplo de animal terrestre que não passa toda a vida no chão é o morcego hematófago (que se alimenta de sangue). Mesmo que à primeira vista ele não seja um animal terrestre, esse tipo de morcego, diferentemente de outros da sua espécie, consegue ficar muito tempo no chão e só levantar voo quando precisa.
Como existem muitos bichos terrestres, eles acabaram sendo classificados quanto às características de comportamento e onde vivem no planeta Terra. Veja como são divididos:
Essa classificação demonstra de forma didática o que são animais terrestres e que eles são abundantes no planeta. Embora muito diferentes entre si, compartilham algumas características, como respiração pulmonar, esqueleto desenvolvido e adaptação para sobreviver no meio ambiente, como penas, escamas e pelos.
Como existem milhões de espécies, é um desafio eleger quais são os animais terrestres mais comuns. Certamente, algum bichinho muito conhecido ficará de fora da lista. A seguir, separamos alguns exemplos. Confira!
O mais comum dos animais terrestres certamente é o querido cachorro. Presente no mundo todo e em grande número, possui diferentes raças e tamanhos. Com sua personalidade ímpar, é o bichinho de estimação da maioria das pessoas.
O segundo animal terrestre e doméstico mais popular é o gato. Famoso por ser independente e “mandar” no seu tutor, não há quem resista ao charme do bichano.
Os cavalos são animais terrestres também domesticados, ou seja, vivem perto dos seres humanos. É possível encontrar diversas raças de cavalos, totalizando mais de 26. Com expectativa de vida entre 25 e 40 anos, esses animais são companheiros para a vida toda.
O leão não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, geralmente, quando falamos em animais terrestres, ele vem logo à mente. O rei da selva é conhecido por sua beleza e imponência, estando no topo da cadeia alimentar.
Esse gigantesco animal é oriundo da África e da Índia, apresentando duas espécies de animais terrestres. Famoso por sua tromba capaz de pegar objetos e esguichar água, o elefante, apesar de ser um animal selvagem, tem convivência próxima com as pessoas em algumas culturas.
A pescoçuda girafa é um animal simpático e praticamente inofensivo, de origem africana e considerado um dos mais exóticos entre as espécies de animais terrestres. Sua característica marcante, além do pescoço longo, é o pelo amarelo com manchas geométricas amarronzadas.
Existem diversas espécies de ursos (urso de óculos, urso panda, urso polar, urso-do-sol, etc.), e por mais que sua aparência transmita fofura e carinho, eles são bastante agressivos. Infelizmente, algumas espécies desse popular “bichinho de pelúcia” vêm sofrendo constantes ameaças de extinção.
Um exemplo de animal terrestre é essa grande ave: o avestruz. Nativa da África e de algumas regiões do Oriente Médio, é bastante conhecida por ter o corpo robusto e asas pequenas, o que não a permite voar.
A iguana tem ganhado popularidade nos últimos tempos. Mesmo sendo um animal selvagem, algumas pessoas optaram por criar iguanas como pets. Porém, é importante lembrar que elas precisam de um local adequado para viver.
Já mencionamos muitos animais terrestres grandes, então, a formiga é o exemplo de que os pequenos também fazem parte desse grupo. Conhecidas pela hierarquia interna e pela forma de estruturar seus formigueiros, esses insetos são populosos, com cerca de 13 mil espécies conhecidas.
O mundo dos animais terrestres é incrível e cada espécie tem suas particularidades e curiosidades quanto ao meio em que vivem, como se reproduzem e se alimentam. Sabia que no blog da Petz você encontra muito mais curiosidades sobre diferentes espécies? Não deixe de acessar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…