A África é um continente imenso, com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Por isso, ao falar em animais da África, é preciso ter em mente que as espécies estão em regiões específicas, de acordo com o clima e a vegetação.
Isso muda muito de uma região para outra. Afinal, na África, é possível encontrar desde desertos, como o famoso Saara, até florestas tropicais altamente úmidas, como a do Congo, passando por savanas e regiões de vegetação mediterrânea.
Quanto à fauna, são milhares de espécies. Além dos famosos mamíferos e das aves, o continente possui uma enorme diversidade de anfíbios, répteis, insetos e peixes.
Para ter uma ideia, só no Lago Malawi, entre Tanzânia, Malawi e Moçambique, são mais de 200 espécies de peixes, sendo 80% delas endêmicas, ou seja, encontradas somente no local. A seguir, apresentamos os “cinco grandes” animais da África que, apesar de serem da região da savana, tornaram-se símbolos da fauna do continente.
Quando o assunto são animais da África, muitos se lembram do “Big Five” ou “Cinco Grandes”, em português. Referente aos mamíferos leão, leopardo, búfalo-africano, rinoceronte-negro e elefante-africano, o termo foi cunhado originalmente como uma espécie de desafio de caça. Isso porque, por serem animais bastante perigosos, eram vistos como troféus, e os caçadores gabavam-se por tê-los abatido.
Com a conscientização tardia a respeito da necessidade de preservar esses animais que vivem na África e evitar a extinção, o termo ganhou uma nova conotação, constituindo um novo desafio: avistar esses cinco mamíferos imponentes durante um safári. Isso porque, devido ao longo período de caça, as populações ficaram cada vez mais difíceis de serem observadas.
É importante destacar que, embora sejam tidos como animais-símbolos da África, eles são típicos das savanas africanas, na região subsaariana do continente. São observados em parques nacionais na África do Sul, na Tanzânia, na Namíbia, no Quênia e em outros países da África Central, África Ocidental e África Meridional.
O elefante-africano é o maior e mais pesado animal terrestre do mundo. Um macho adulto pode pesar até 7 toneladas e alcançar altura média de quase 4 metros. Ele é herbívoro, com expectativa média de vida de 70 anos.
Um fato curioso a respeito desse elefante é que ele se organiza em grupos liderados por fêmeas. Com uma gestação mais longa entre os mamíferos (2 anos), os elefantes exercem cuidado parental, amamentando o filhote até 4 meses de vida. Os filhotes permanecem na manada até os 12 anos.
Considerada uma espécie em situação de vulnerabilidade, em perigo de extinção, a população foi reduzida pela caça ilegal, em busca de marfim, e pela perda do habitat, pelo crescimento urbano ou pela agricultura.
É a espécie mais ameaçada entre o “Big Five”, sendo que algumas subespécies já foram consideradas extintas. Pesando cerca de 1,5 tonelada, também está na lista dos maiores e mais pesados animais do mundo, pódio que divide com os elefantes e com os hipopótamos.
Atualmente, está concentrado principalmente na África do Sul. Ao contrário do elefante, que vive em manadas, o rinoceronte é mais solitário, com laços mais fortes apenas entre mãe e filhotes.
Ele tem comportamento agressivo, de modo que briga bastante entre si e costuma avançar em caso de ameaças. Por não ter uma visão muito boa, é comum avançar até contra árvores, pedras e cupinzeiros.
Embora não tenha predadores naturais, o rinoceronte-negro está criticamente ameaçado de extinção, principalmente devido à caça ilegal, em busca do chifre, considerado um sinal de status em algumas culturas.
Nativo da África-Subsaariana, mas distribuído por quase todo o continente com exceção das áreas mais extremamente desertificadas, o leopardo-africano é conhecido pelas manchinhas pretas na pelagem dourada. Como outras espécies de felinos, possui hábitos crepusculares e noturnos, períodos em que sai para caçar.
Carnívoro, estima-se que se alimente de pouco mais de 90 espécies, entre roedores, aves, lagomorfos, antílopes, gnus, javalis e outros. Além da rapidez, outra vantagem evolutiva da espécie é a versatilidade, já que o leopardo consegue correr, nadar e até subir em árvores.
Bastante presente em lendas de diversos países africanos, a famosa pantera-negra é resultado do melanismo, condição oposta ao albinismo, extremamente rara. Para ter uma ideia, há registros fotográficos de apenas dois avistamentos: um em 1909 e outro em 2017. É considerada uma espécie vulnerável à extinção.
A subespécie mais famosa, o búfalo-do-Cabo, é encontrada no Sudeste e no Leste da África-Subsaariana. Bastante robusto, o búfalo-africano do Cabo pode pesar mais de 800 kg. Além da pelagem escura e do corpo forte, a característica mais marcante desse bovídeo são os chifres curvados.
Diferentemente de outros bovídeos, inclusive de outros búfalos, esse animal nunca foi domesticado, o que se deve ao comportamento bastante agressivo. Ele é gregário, vive em manadas.
Apesar de ainda não ser considerada uma espécie ameaçada de extinção, a população sofre declínio devido à caça pela carne como troféu, expansão das áreas agrícolas com perda de habitat e epidemias.
É a segunda maior espécie de felinos, perdendo apenas para os tigres. Sem dúvidas, a característica mais marcante é a juba dos leões machos, além dos rugidos que podem ser ouvidos até oito quilômetros de distância. Embora já tenha ocupado quase todo o continente africano, atualmente, está concentrado na África-Subsaariana.
De todos os felinos, é o único que vive em bandos, unidades familiares com, no máximo, quatro 4 e até 40 animais. Na organização, as fêmeas saem para caçar, enquanto os machos defendem o território.
Mesmo com toda a fama, é considerada uma espécie vulnerável à extinção, com tendência populacional de queda. Segundo relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), estima-se haver menos de 25 mil leões nas savanas africanas atualmente, número que corresponde a cerca de metade da quantidade de indivíduos há 25 anos.
Entre as principais ameaças à espécie, estão a caça “preventiva” feita por fazendeiros, para evitar a perda dos rebanhos, e a intensa disputa por alimentos, que se torna ainda mais acirrada com a destruição de habitat.
O Big Five, cinco grandes animais da África, tornaram-se grandes preocupações para os conservadores da vida selvagem nos últimos anos. Apesar de terem a caça proibida, a caça ilegal ainda causa grande impacto nas populações.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…