Categories: Aves

Albatroz: conheça melhor esse gigante do mar

Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de aves com características muito semelhantes. Elas não gostam muito do ser humano; por isso, interagem pouco com as pessoas.

Alguns dados sobre esse animal são dignos do Guinness Book. Ele é considerado uma das maiores aves voadoras do mundo, com uma envergadura que pode chegar a 3,5 m no albatroz-gigante. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre os albatrozes!

Espécies brasileiras

Das 22 espécies de albatroz, dez podem ser vistas em território brasileiro. Isso não significa que elas só fiquem no país: na verdade, essa ave migratória costuma ter filhotes em ilhas distantes do Hemisfério Sul e na Antártida.

Em certas épocas do ano, como no inverno, o pássaro dá o ar da graça na região Sul do país. A ave escolhe ficar nessa parte do Brasil devido à semelhança com o clima do extremo sul do planeta.

Contudo, não basta o tempo frio para que o pássaro apareça nos céus brasileiros. Além disso, deve haver muitos ventos. A explicação é que essas aves marinhas são espertas. Elas gastam pouca energia voando, pegando carona nas correntes de vento para planar.

É fácil ver um albatroz voando?

Essa ave não costuma voar perto da costa, pois se alimenta em alto-mar. Dessa forma, para ver uma das dez espécies que passam pelo Brasil, é preciso se aventurar. Mas já vale ressaltar, caso você esteja procurando por um albatroz dourado: não existe nenhuma espécie do tipo na natureza..

Para ter o prazer de ver essa ave gigante em pleno voo, é preciso sair da terra firme e pegar um barco para observá-la, sendo comum vê-la próxima a embarcações pesqueiras

Caso você queira ver um albatroz filhote voando com os pais, pode ser ainda mais difícil. Os pássaros mais jovens demoram em torno de 280 dias para começar a voar e se aventurar fora do ninho.

Por falar em pesca…

Aqui vai uma das curiosidades sobre o albatroz: como os recursos em alto-mar estão se tornando cada vez mais escassos devido à sobrepesca , esse pássaro aprendeu que as embarcações de pesca “atraem” peixes para perto. Infelizmente, é comum que eles se machuquem na tentativa de capturar os peixes perto dos navios pesqueiros, levando muitas aves à morte.

Por isso, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi criado em 1990, trabalhando em conjunto com os pescadores brasileiros. O objetivo é desenvolver e facilitar a adoção de medidas simples que, se usadas nos barcos, permitem a continuação da pesca dos peixes, sem afetar as aves.

Isso é importante não só para preservar a vida das aves, mas também para manter toda a cadeia produtiva. A principal alimentação do albatroz são os peixes e os pequenos moluscos. Além disso, as excretas dos pássaros são ricas em nutrientes, alimentando os pequenos organismos que servem de alimento para os próprios peixes.

Capacidade de voo em quilômetros

Outra curiosidade é que o albatroz utiliza as correntes de vento em favor próprio. Por isso, a ave é capaz de voar por muitos quilômetros em um único dia, sem parar para descansar.

Como algumas espécies são rastreadas por cientistas, hoje se sabe que um albatroz é capaz de voar de 500 km a 800 km por dia atrás de comida, somente usando a força do vento, ou seja, batendo as asas bem pouco para se locomover.

Albatrozes podem beber água do mar?

Todos sabem que não se deve beber a água do mar devido ao alto teor de sal. Mas os albatrozes não têm esse problema. Afinal, o mar é o lar dessa ave. Por isso, a natureza desenvolveu um bom esquema de dessalinização de sangue nesses pássaros, que podem beber a água do mar sem se desidratar.

O jeito que o pássaro realiza essa façanha é bem simples: o mineral sai do sangue por transporte ativo e vai para um canal que desemboca na glândula de sal, acima dos olhos da ave, que libera um líquido rico com esse elemento. Assim, o albatroz não fica intoxicado.

Sacos plásticos jogados na rua podem chegar ao papo do albatroz

Agora o assunto fica mais sério: um ato descuidado pode matar o albatroz e muitos outros animais. Sacos plásticos jogados na rua podem ser levados até o mar pela água da chuva, e os animais aquáticos podem confundi-los com comida.

A ONG (organização não governamental) Oceana reportou um sério problema decorrente desse gesto impensado. Entre 2015 e 2019, dos 29.010 animais encontrados mortos na costa brasileira, 3.725 tinham algum detrito de poluição no corpo.

Desses animais, 13% morreram pela ingestão dos detritos, e 85% deles estão ameaçados de extinção. Caso você ainda não esteja convencido da gravidade desse problema, aqui vai mais um dado alarmante: a comunidade científica tem encontrado vestígios desses plásticos também no ser humano.

No mar, o plástico não se degrada, mas vai se desfazendo em micropedaços. Esses microplásticos são ingeridos por animais, como peixes e crustáceos. Eles, por sua vez, param nas mesas das pessoas, que também os ingerem. Como resultado, o microplástico já foi detectado no leite materno, no sangue e nos pulmões de seres humanos.

Apesar das tristes notícias, muitas pessoas estão envolvidas em cuidar do albatroz e de outros animais. Faça sua parte e cuide do seu lixo! Já para alimentar seus pets, adquira apenas produtos certificados, como os disponíveis nas lojas da Petz.

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Você sabe tudo sobre calopsitas?

A calopsita é um pássaro muito inteligente, comumente escolhido como pet pela habilidade de cantar…

20 horas ago

Conheça a melhor forma de cuidar das unhas de cachorro

Manter as unhas de cachorro bem-tratadas vai muito além da aparência. Lixar e aparar essa…

22 horas ago

Dicas de como cuidar de um coelho filhote

Muitas vezes, quem mora em casas ou apartamentos menores fica em dúvida sobre o animal…

2 dias ago

Cachorro pode comer chocolate? Veja se é permitido oferecer esse doce

O que os humanos estão acostumados a ingerir nem sempre faz bem para o corpo…

2 dias ago

Ração coadjuvante: uma aliada no tratamento do seu cão

A escolha da ração é um fator fundamental para manter a saúde do animal. É…

2 dias ago

Cachorro pode comer inhame? Saiba se é saudável

A alimentação dos cães costuma gerar muitas dúvidas. Entre essas questões, uma das mais comuns…

3 dias ago