Ter um rato de estimação pode ser uma ideia estranha para muitos. Porém, esses charmosos e encantadores pets vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
Divertidos, fofos e inteligentes, os ratinhos domésticos possuem muitas qualidades e podem ser ótimos mascotes. Por isso, respondemos a 5 perguntas sobre esses roedores de estimação!
Sim, e de diferentes espécies! Primeiro, é preciso entender que ter um rato não significa que você irá caçar roedores pela cidade e levar para a sua casa.
Assim como outros pets, algumas espécies de ratinhos foram domesticadas e se adaptam perfeitamente a diferentes ambientes. Hoje, podemos encontrar diferentes tipos de ratos de estimação com diferentes características e personalidades.
Certas espécies, como hamsters, chinchilas e porquinhos-da-índia são muito populares. Mas outros pets menos conhecidos também podem encantar por seu charme e personalidade! São eles:
Um pouco mais incomum, o rato Twister Dumbo é um pet encantador!
Bem maior que um hamster, ele pode atingir até 30 centímetros. Possui pelagem curta e fofa, além de uma longa cauda.
Os twisters são divertidos, brincalhões e muito interativos. Extremamente inteligentes, podem até aprender pequenos truques.
Outro rato de estimação muito fofo, o gerbil é um pouco maior que os hamsters, chegando a até 15 centímetros.
Também é conhecido como esquilo da mongólia e é originado da Ásia. Com olhos grandes e brilhantes, além de uma longa cauda, é um rato de estimação muito dócil e divertido.
Esses ratos de estimação de raças diferentes ainda despertam curiosidade por sua aparência diferente e ótima personalidade. Vale lembrar que cada ratinho tem um cuidado específico, por isso, procure um especialista.
Não! Esse é um mito que prejudica a imagem dos fofos roedores. A confusão se dá porque muita gente imagina ratos apenas como aqueles que vivem em esgotos e ruas.
Os roedores de estimação são animais domesticados e não possuem chances altas de transmitir doenças. Claro, assim como qualquer outro pet, eles podem ser vetores de algumas enfermidades.
Entretanto, especialistas afirmam que a chance não varia muito entre roedores, gatos ou cachorros, por exemplo. Basta procurar por seu amiguinho em lojas seguras e especializadas. Além disso, nunca se esqueça de higienizar bem as mãos após brincar com seu pet.
Outro mito. Na verdade, os ratos são pets muito limpinhos e adoram um ambiente organizado. Assim como os gatos, os roedores prezam pela própria higiene e estão sempre se limpando. Dessa forma, eles mantêm seus pelos fofinhos e lindos.
Os peludinhos também não gostam de um ambiente sujo. Por isso, é recomendado que o tutor realize manutenção periódica da gaiola para ratos de estimação. A sujeira pode estressar os pets, além de facilitar a contaminação por doenças.
Sim. O rato mascote é um pet muito independente e não precisa de tantos cuidados quanto outros animaizinhos. Por este e outros motivos, os roedores são excelentes pets para tutores de primeira viagem.
Os produtos para rato de estimação costumam ter um custo baixo e, como são pequeninos, a higienização é bem fácil.
Mas, atenção: isso não quer dizer que ter um amigo roedor não traz responsabilidades. O tutor ainda vai precisar cuidar, dar comida e brincar com seu pet. No entanto, essas tarefas são mais simples quando comparamos com animais maiores!
Sim! Essa é uma das características mais marcantes dos roedores. Um rato de estimação cria laços profundos com sua família e vai demonstrar seu amor de diversas maneiras.
Muitas vezes, ele procura se acomodar no colo ou no ombro de seu tutor. Também pede carinho e responde muito bem aos cafunés recebidos. Além de amoroso, o rato de estimação também são inteligentes e espertos!
Ele consegue reconhecer os membros da família pela aparência e voz, e age de maneira distinta de acordo com a personalidade de cada pessoa.
Se forem treinados, alguns ratos de estimação podem até aprender truques! Impressionante, não é mesmo?
Agora que você já conhece as respostas para algumas perguntas sobre rato de estimação, fica mais fácil saber se esse é o pet ideal para você.
Lembramos que, assim como outros bichinhos, os roedores precisam de cuidados e muito carinho. Não se esqueça de levar seu amigo regularmente ao veterinário, oferecer carinho, comida e muitas brincadeiras.
Não é fantástico saber tudo sobre esses pequenos roedores? Aqui, no blog da Petz, você encontra mais publicações incríveis de diferentes espécies. Acompanhe as nossas novidades!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…