como plantar uva no vaso
Na natureza, as aves se alimentam de frutas, sementes, pequenos insetos e folhas verdes. Já em cativeiro, será que periquito pode comer uva? Quais outros alimentos os periquitos comem em casa?
Hoje, vamos abordar esses e outros assuntos, para você saber como cuidar de um periquito, já que a alimentação do animal é essencial para ele ter boa saúde. Continue a leitura!
Sabemos que a fruta não deve ser oferecida a alguns pets, como os cachorros e os gatos, mas será que periquito pode comer uva? Sim, a uva é uma das frutas permitidas para os periquitos. Aliás, quando estão na natureza, eles podem devorar uma plantação.
O periquito come fruta, mas alguns cuidados devem ser redobrados quando a ave é criada em cativeiro. Afinal, as frutas contêm açúcar e não queremos que nosso periquito fique obeso e tenha problemas de saúde, não é mesmo?
Agora que você já sabe que periquito pode comer uva, a seguir, veja como inserir o alimento na rotina dele e quais outros cuidados são necessários para que ele tenha boa saúde!
Primeiro, a uva é uma fruta que beneficia as aves, pois traz mais energia aos periquitos. Mesmo em cativeiro, eles costumam gostar bastante dessa fruta. Saiba como oferecê-la a esses animais abaixo.
Uma questão importante sobre as frutas é não deixá-las na gaiola por tempo demais. Além de estragarem, elas podem sujar o ambiente do periquito.
Atenção! Se você tem outros pets em casa, como os cachorros e os gatos, saiba que eles não podem comer nenhum tipo de uva. O problema é que essa fruta contém uma substância muito tóxica para esses pets.
Tal substância, que ainda não foi identificada, faz mal aos rins dos cachorros e dos gatos, então nenhuma quantidade da fruta é segura, mesmo que as sementes tenham sido retiradas.
Saber o que o periquito pode comer é fundamental para a saúde do pet. Por isso, o abacate é outra fruta que causa dúvidas em muitos tutores, pois todas as partes dele, ou seja, a polpa, a casca e o caroço, possuem uma substância conhecida como persina.
Essa substância causa uma intoxicação alimentar na maioria dos animais e, nas aves, pode causar disritmia e problemas de respiração. Portanto, o periquito não pode comer abacate.
O periquito pode comer uva, mas é preciso ter em mente que a alimentação adequada, com uma dieta equilibrada, é um dos principais cuidados com o animal. Oferecendo apenas frutas, vão faltar algumas vitaminas e nutrientes. Por isso, é necessário providenciar comida para periquito, que são rações específicas para a espécie.
Sendo assim, mesmo em cativeiro, esses animais podem comer, além do mix de sementes para periquitos, algumas frutas, legumes e verduras. Atualmente, os tutores de periquitos também encontram a ração extrusada.
A maior vantagem desta ração é que eles ingerem os grãos com a quantidade de vitaminas que precisam para uma boa saúde. Porém, sabendo que a ave adora frutas e que elas podem ser oferecidas com parcimônia, qual fruta periquito come além da uva?
Assim como a uva, todas as frutas devem ser muito bem lavadas. Vale lembrar que as sementes ou os caroços devem ser retirados. Além disso, não se limite a apenas um tipo de fruta, mas não ofereça a mesma mais de duas vezes na semana.
Como já mencionamos, as frutas são alimentos doces, por isso as porções devem ser pequenas e controladas. A seguir, veja quais verduras e legumes os periquitos podem comer.
Assim como as frutas, as verduras e os legumes devem ser muito bem higienizados. Além disso, sempre que oferecer algo novo ao periquito, observe se ele gostou e tenha moderação.
Esses são alguns alimentos que o periquito come, além do mix de sementes e da ração extrusada. Na dúvida, o médico-veterinário de animais silvestres deve ser consultado.
Gostou de saber que o periquito pode comer uva? Acompanhe o blog da Petz para descobrir mais uma série de alimentos que podem ser oferecidos à ave e são ricos em benefícios para a saúde dos bichinhos!
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…