Os peludos podem aprontar poucas e boas quando estão sem supervisão. Quem nunca ouviu histórias de pais e mães de pets sobre o que eles já aprontaram, seja porque destruíram algum objeto ou porque o cachorro comeu sabonete, tijolo, pedra ou qualquer outra coisa que não seja comida?
Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de não poder deixar qualquer objeto ao alcance desse bagunceiro. Afinal, é importante evitar todos os tipos de acidentes para não colocar em risco a saúde e a vida do animal. Entre tantas coisas que podem acontecer, se o cachorro comeu sabonete, o que fazer? Confira!
Para alguns pode parecer estranha a capacidade que os cães têm em comer objetos nada apetitosos! Mesmo que o sabor seja esquisito, amargo e ruim, a curiosidade dos peludos fala mais alto, então, o cachorro pode comer sabonete, por mais que isso seja esquisito.
Os filhotes são os mais propensos a comer objetos e outras substâncias. Nessa fase, eles precisam descobrir novas texturas e sabores — além de tudo ser uma grande brincadeira para eles. A troca de dentes faz com que o pet tenha ainda mais necessidade de mastigar coisas, no entanto, à medida que amadurece, esse hábito diminui.
Portanto, ao adotar um pet, é muito importante estar atento a objetos e substâncias que estejam ao alcance dos cachorros, como produtos de higiene e limpeza, venenos e inseticidas. Isso vale principalmente para os filhotes. Mesmo que os produtos estejam bem embalados, os pets podem destruir tudo com seus dentes fortes, por isso, esteja atento.
Por mais que você tenha mudado toda a organização da casa, tirando o perigo de perto do peludo, algum acidente pode ocorrer. Você pode notar algum indício de que o cachorro comeu sabonete ou simplesmente flagrar o pet e se desesperar: “Meu cachorro comeu sabonete”!
No segundo caso é mais fácil, pois o pet foi visto comendo o produto, mas caso encontre as embalagens do sabonete espalhadas, já desconfie! Observe também os dentes do animal e o cheiro da boca, que dão pistas sobre o acidente. Além disso, quando o cachorro come algo estranho, pode apresentar sintomas.
Independentemente da quantidade ingerida, seja sabonete em barra ou líquido, essa situação deve ser encarada como um quadro de intoxicação. Em alguns cães, pequenas quantidades podem causar grandes problemas, em outros, mesmo que o pet tenha comido muito, os sinais podem ser brandos.
Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo, mas estão mais relacionados com o sistema gastrointestinal. Tudo varia de acordo com a composição do sabonete, a idade e o tamanho do animal. Confira os principais:
O que fazer se o cachorro comeu sabonete?
A dúvida mais intrigante do tutor certamente é o que fazer quando o cachorro comeu sabonete. Imediatamente, deve-se buscar ajuda do médico-veterinário, que é o profissional competente para tratar quadros de intoxicação.
O tutor deve coletar o máximo de informações possíveis sobre o tipo de sabonete ingerido: se o produto é para uso humano ou animal, a quantidade consumida, os sinais apresentados e quando o cachorro comeu sabonete. Esses dados ajudam o profissional a estabelecer o melhor tratamento.
É de suma importância ressaltar que não se deve oferecer medicamentos nem mesmo fórmulas caseiras ou leite. Algumas substâncias podem ser absorvidas ainda mais rapidamente quando misturadas com outras, mesmo que naturais, e, no intuito de ajudar, podem piorar o quadro clínico do pet.
Os sabonetes, de uma forma geral, possuem a mesma base de composição, mas com algumas variações. A principal diferença se dá entre os sabonetes destinados a uso humano e os de uso animal. Isso porque os produtos para animais podem ter substâncias ainda mais tóxicas, por conterem venenos contra pulga, carrapato ou sarna.
A maneira como desintoxicar o cachorro e a gravidade do quadro podem variar de acordo com esses pequenos detalhes e fazer a diferença para a recuperação do peludo.
A prevenção é o melhor caminho para evitar que o cachorro coma sabonete ou qualquer outra coisa. Guardar o sabão em armários fechados, que ele não consiga abrir, ou em locais altos é suficiente para manter o pet seguro. Manter a porta do banheiro fechada também pode ser necessário.
Oferecer brinquedos para que o pet prefira morder algo seguro em vez de objetos indesejados, gastar mais tempo com o peludo para que ele não coma o sabonete para chamar a atenção do tutor e fazer exercícios físicos para gastar energia ajuda a evitar o interesse por objetos e coisas não comestíveis.
Em alguns casos, o cachorro comeu sabonete por conta de uma carência nutricional ou verminose. Sempre ofereça uma ração de qualidade e esteja com o protocolo de vermifugação em dia.
Não é raro ouvir que o cachorro comeu sabonete, pois esses pets são rápidos e espertos, mas também é possível evitar acidentes. Visite nossa página da Petz para mais informações sobre a saúde do seu melhor amigo.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…