adestramento online caes
O adestramento de cães é uma ótima forma de educar seu bichinho de estimação, ensinando a ele o lugar certo para fazer suas necessidades, a respeitar suas ordens e até a fazer alguns truques. É também uma maneira de estabelecer limites para que o cão aprenda a lidar com frustrações e adquirir autocontrole.
Quando o animal de estimação não aprende a respeitar comandos e a ter limites, pode acabar desenvolvendo problemas sociais e comportamentais. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir!
Uma dúvida bem comum entre os tutores é a partir de quanto tempo posso adestrar meu cão. Esses animais estão mais suscetíveis a aprender em seus primeiros meses de vida, já que o cérebro está se desenvolvendo e absorvendo tudo ao redor. Por isso, o treinamento pode começar já nessa época.
Porém, geralmente cães até dois anos de idade ainda podem ser adestrados e aprender comandos básicos. É preciso analisar a capacidade de aprendizagem de cada cachorro e ir testando suas habilidades conforme ensina os comandos para saber qual a idade para começar o adestramento de cães.
Se você deseja saber como iniciar adestramento de cães, primeiro é preciso entender como o adestramento básico funciona. O ensinamento sempre deve ser feito por meio do reforço positivo, ou seja, recompensando o animal após cada comando realizado com algo que ele gosta, seja um petisco ou brinquedo. Veja mais dicas a seguir.
Parte do adestramento de cachorro é impor alguns limites. Para que o pet entenda que se trata de um comando, use uma voz firme para repreendê-lo caso faça algo que não deseja, como subir no sofá ou morder um móvel.
Também é importante que, durante os passeios, você não permita que o cachorro corra à sua frente. Ele deve sempre caminhar ao seu lado e ser guiado por você, e não o contrário. Esse tipo de limite ajuda a manter a segurança dele durante as caminhadas para evitar que a coleira machuque ou que ele vá em algum lugar que não deveria.
Outro ponto importante sobre como adestrar filhotes de cães é ser persistente e ensiná-los diversas vezes, além de dar a recompensa sempre que eles executarem a tarefa do jeito certo. Reserve meia hora todos os dias para fazer o treinamento, repassando as lições.
É importante sempre estar atento ao comportamento do cachorro e entender quando ele já está cansado ou com fome e sede. É preciso respeitar as necessidades do bichinho e evitar lições muito longas e exaustivas.
Como vimos, a utilização do reforço positivo, recompensando o peludo com um petisco ou brinquedo após cada acerto, é a melhor maneira de ensinar comandos a ele. Você também pode acrescentar elogios e carinhos para mostrar que ele está no caminho certo.
Essas recompensas incentivam o seu pet a querer aprender as lições e podem até ser divertidas para ele. Porém, evite exagerar na quantidade de petiscos oferecidos — sempre dê um pedaço pequeno após cada acerto para evitar que ele fique muito cheio e para que não seja uma distração durante o treinamento.
Em hipótese alguma use agressões durante o adestramento de cães e não imponha limites físicos. Além de não ajudar o bichinho a entender a lição, esse tipo de atitude só deixa traumas nele.
A melhor maneira de impor limites a comportamentos indesejados é mantendo a voz firme e mostrando segurança. Não é necessário gritar ou ser agressivo, basta falar de modo firme que o animal entenderá o comando. Caso haja qualquer dificuldade, procure um profissional em adestramento.
Para ajudar no reforço positivo durante o adestramento de cães, encontre na Petz os melhores petiscos e brinquedos para o seu melhor amigo aproveitar e, lembre-se de consultar um profissional sempre que for necessário, para isso, conte com os profissionais da Cão Cidadão.
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…